PROTEÇÃO DOS PULMÕES – DDS.

O aspecto mais importante a ter em conta com respeito aos pulmões é que eles evitam que qualquer substância daninha se introduza no sangue - substâncias que podem estar no ar que respiramos.

Os pulmões são formados por milhões de células tão pequenas que só podem ser vistas com um microscópio muito potente. O revestimento de cada uma destas células é um filtro muito bom que permite o oxigênio do ar passe ao sangue. Ao mesmo tempo permite que o dióxido de carbono do sangue saia através da respiração.

Se o oxigênio fosse o único gás que pudesse passar através do sangue não haveria problemas. Sem dúvida uma grande quantidade de vapores e gases venenosos também pode passar ao sangue. Alguns deles são muitos perigosos e este é o motivo pelo qual em muitas circunstâncias é necessário usar máscaras contra gases apesar de que se tenham tomado outras medidas para eliminá-los do ar.

Também temos os pós-dispersos no ar - mesmo nos lugares mais limpos. Como resultado os pulmões se acham adaptados ao pó fluente, mas quando é muito espesso e muito fino, os pulmões ficam sem defesa contra eles.

A maioria do pó que se respira é exalado, porém o pó fluente (solto) que se assenta nas passagens da via respiratória, elimina-se tossindo, e somente o pó muito leve que penetra nas células pequenas o que as tapa e pode causar problemas.

Suponho que melhor maneira de manter limpo o ar do lugar de trabalho é evitando que as substâncias daninhas entrem neles. Isto significa que as operações e processo que produzem substâncias daninhas devem estar controlados por exautores, sem dúvida, certas operações não podem ser protegidas completamente, alguns pós e vapores ficam soltos, mas, com uma boa ventilação podemos soluciona o problema em muitos casos, mas quando isto não é suficiente deverão usar-se máscaras ou respiradores.

Provavelmente seria mais correto dizer que os respiradores e máscaras são protetores dos pulmões, o problema é que muita gente não quer usá-los e dizem que lhes causa algum incômodo - o que não têm em conta é o “incômodo” que lhes podem causar os pulmões cheios de pó. E se este pó que se respira é venenoso, o problema pode ser muito sério.

O aspecto no qual queremos insistir é que se indica-lhes um protetor, devem usá-lo. Se não o fazem assim, estarão criando um problema muito sério, mais sério do que possam imaginar. As substâncias perigosas que se usam na indústria são analisadas e estudadas continuamente, quando recebemos a informação de que tem que usar uma determinada proteção contra estas ou aquelas substâncias, imediatamente a empresa coloca à disposição dos trabalhadores o equipamento correspondente.

A empresa está preocupada com nossa saúde, utilize os equipamentos de segurança disponibilizados para a sua proteção.



“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.



Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.