EMPILHAMENTO DE MATERIAIS - DDS.

É importante que se consiga e se mantenha um alto nível de segurança no armazenamento, empilhamento e disposição de materiais e equipamentos.

Devemos ter em mente, sempre em primeiro plano, o planejamento daquilo que vamos fazer como fazer, meios e recursos disponíveis.

As regras de segurança deverão ser sempre respeitadas.

Empilhamento / armazenamento não executados de maneira correta, poderá ocasionar graves acidentes envolvendo vidas humanas e prejuízos materiais. Para evitar que isto ocorra, alguns tópicos são considerados básicos nas operações de armazenamento de materiais:

Antes de dispor, depositar ou empilhar materiais ou equipamentos, certifique-se de que o piso, base, prateleira, assoalho, laje, etc..., sejam planos, sólidos e possuam a necessária resistência para suportar o peso do material ou empilhamento a ser depositado ou empilhado. O peso do material ou equipamento nunca deverá ser superior à resistência do piso, base, etc...

É proibido o armazenamento de materiais apoiados nas paredes, é proibido também o armazenamento de materiais incompatíveis entre si.

Lembre-se de que o armazenamento de materiais ou equipamentos não deve prejudicar a ventilação, iluminação e trânsito do local, tão pouco obstruir o acesso às saídas de emergência, hidrantes, chuveiros, lava-olhos de emergência, etc...

No caso de empilhamentos de bobinas, as mesmas deverão estar devidamente calçadas.

Empilhamento manual de materiais não poderá exceder a 2 metros de altura.

Empilhamento de bobinas na posição horizontal não poderá exceder a altura de 2 unidades se na posição vertical não poderá exceder a 3 unidades.

Empilhamento de caixas ou fardos de papel não poderá exceder a altura de 3 unidades.

A base de empilhamento não pode ter contato com água ou locais encharcados, pois pode apodrecer o “pallet” e dar causa à instabilidade da pilha.

Pilhas instáveis e/ou inclinadas devem ser imediatamente desfeitas.

Só armazene materiais inflamáveis em local apropriado.


“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

  1. Tema simples mas de muita importância pra quem trabalha com estoques, nossas rotinas nos consomem e acabamos não nos direcionando para os cuidados citados aqui. Devido a este tema aqui apresentado implantamos uma rotina de duas vezes mês fazermos uma inspeção em nossos estocadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.