Projeto de lei: Legislação Participativa aprova garantia de 30 dias de férias anuais.


A Comissão de Legislação Participativa aprovou na quarta-feira (2) a Sugestão 80/13, que garante aos trabalhadores o direito a 30 dias corridos de férias anuais. A sugestão foi apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços Gerais Onshore e Offshore de Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus (RJ) e transformada no Projeto de Lei 6496/13.
 
Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-lei 5.452/43) condiciona o tempo de descanso remunerado ao número de faltas injustificadas no período. Se o trabalhador faltar cinco vezes nos doze meses que antecedem as férias, terá direito a 30 dias. Caso as ausências excedam esse limite, o número de dias de descansados são calculados conforme explicado abaixo:
 
de 6 a 14 faltas – 24 dias;
 
de 15 a 23 faltas – 18 dias;
 
de 24 a 32 faltas – 12 dias;
 
acima de 32 faltas – perde o direito às férias.
 
O relator da proposta, deputado Lincoln Portela (PR-MG), diz concordar com o argumento dos autores de que o desconto das ausências injustificadas ao trabalho e a redução do período de férias constituem dupla punição pela mesma falta.
 
Tramitação: O PL 6496 foi encaminhado à Mesa Diretora e aguarda destinação às comissões.
 
Agência Câmara.
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.