SAIBA NEGOCIAR.


Um profissional de Segurança do Trabalho precisa ter várias habilidades, mas uma das mais essenciais nesta profissão é o de saber negociar.
 
E o que é negociar?
 
Negociar é conseguir conciliares interesses divergentes para obter um ou vários resultados interessantes para ambas as partes.
 
É claro que alguns já têm um verdadeiro dom, mas é possível estudar sobre o assunto, treinar e conseguir desenvolver está habilidade.
 
Vejamos algumas das etapas que o bom negociador deve ter em mente antes de começar:
 
1. Estar preparado: esta preparação não é apenas técnica, mas também emocional, ou seja, para o profissional de segurança iniciar uma negociação precisa ter todas as informações referentes ao assunto a ser tratado e estar completamente tranquilo para que suas emoções não influenciem negativamente na negociação.
 
2. Primeiro contato: ao iniciar uma abordagem, não comece direto com a negociação, faça algumas perguntas abertas e tente achar algum ponto em comum com a pessoa que está negociando. Não irá adiantar começar a conversa, com uma crítica ou fazendo logo a solicitação. Compare com um namoro, é preciso uma conversa mole antes de “atacar”.
 
3. Conseguir informações: durante está conversa inicial, comece a explorar as informações sobre o assunto a ser negociado.
 
4. Inicie a negociação: apresente de forma objetiva o que você pretende negociar, neste momento é o de ouvir e entender quais são as dúvidas e os argumentos contrários do negociador.
 
Neste momento, você vai ter de flexibilizar em alguns itens para conseguir seu objetivo principal, porém precisamos ter cuidado com as concessões.
 
5. Negócio fechado: caso você perceba que conseguiu um resultado aceitável, feche o acordo, porém, dependendo do tipo de negócio, estabeleça por escrito, mas em alguns casos isto não é possível.
 
De qualquer forma, em qualquer caso, revise todos os pontos para que não haja futura discordância em algum ponto.
 
A todo momento é necessário ter a capacidade de perceber como o outro está recebendo as informações e conseguir redirecionar os caminhos ou até mesmo parar momentaneamente a negociação para fazer nova abordagem em condições mais adequadas.
 
O Segurito.
 
Nota:
 
Prezados Seguidores: Estarei fora do Estado no período de 13 a 17/11/13, dessa forma, provavelmente não haverá postagem neste blog.
 
Até breve,
 
Marcio S, Vaitsman
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.
 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.