PERIGOS DO GÁS NITROGÊNIO - DDS

Nosso sucesso ao trabalhar com N2 tem muita relação com a forma como tratamos esse gás.
 
Nós o consideramos não perigoso. Ele quase sempre está listado junto com outras utilidades, como ar e água. Isso cria um falso senso de segurança complacência. Não vamos nos iludir:
 
Nitrogênio é um elemento gasoso, não tóxico, sem odor, sem cor, sem sabor, e que constitui 78% em volume da nossa atmosfera (O ar que respiramos).
 
Oxigênio constitui aproximadamente 21%, quando a concentração de N2 é suficiente para reduzir o nível de Oxigênio abaixo de 19.5%, pode ocorrer rápida asfixia.
 
Enquanto alguns produtos químicos podem afetar as pessoas de forma mais ou menos intensa, dependendo da maior ou menor resistência e tolerância de cada um, o N2 é bem mais democrático, ele afeta todos os indivíduos da mesma forma, desloca o Oxigênio, tomando o seu lugar. Sem oxigênio não ha vida.
 
Descoberto em 1772, N2 não é detectado por nenhum dos sentidos humanos. Ele não é inflamável e tem aproximadamente o mesmo peso do ar.
 
Inalação de atmosfera rica em N2 pode causar tontura, sonolência, náusea, vomito, excesso de salivação, diminuição do estado de alerta, perda de consciência, e morte.
 
Nitrogênio gas é classificado como “asfixiante simples”. Isso significa que ele desloca o Oxigênio e cria uma atmosfera com baixas concentrações desse gás (<19 .5="" efeitos="" fisiol="" gicos="" sem="" significantes.="" span="">
 
Limites de exposição não são determinados para asfixiantes simples, porque o fator limitante é a quantidade de Oxigênio disponível, sendo assim o N2 não tem limite de exposição definido.
 
O N2 liquido é incolor, sem odor, e extremamente frio quando pressurizado, contato com esse liquido pode causar queimaduras sérias.
 
A respiração é estimulada e controlada pelo dióxido de carbono (CO2) presente nos pulmões. Quando o nível de CO2 aumenta, o cérebro manda uma mensagem para aumentar o ritmo respiratório, quando o nível de CO2 cai, o ritmo da respiração também cai, para manter o balanço apropriado.
 
Todos nós devemos entender que apenas uma respirada profunda numa atmosfera de 100 % de N2 é fatal. N2 desloca o CO2 e o O2 completamente.
 
Na ausência de CO2, (O sinal para o cérebro), o estimulo para a respiração, deixa de existir.
 
INALAÇÃO - Chamar socorro extra, remover a vitima para lugar com ar fresco o mais rápido possível - Assegure-se que você está protegido! Consiga ajuda de pessoal treinado o mais rápido possível.
 
Se a pessoa não estiver respirando, o pessoal treinado deve administrar Oxigênio suplementar e/ou resuscitação cardiopulmonar (RCP), se necessário.
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.