Envio currículo e não sou chamado para entrevista! Reflexão.


O que acontece com profissionais com ampla experiência que querem uma nova colocação no mercado de trabalho  e após enviar muitos currículos nem sequer são chamados para uma simples entrevista.

Companheiros, parece que este problema é mais comum do que eu pensava, acredito que outros fatores são determinantes na escolha de uma profissional (mesmo que seja só para uma simples entrevista), certamente não é a competência que vale nesses casos.

Acredito que os Recrutadores são obrigados a escolherem um perfil por indicação "superior" ou não possuem a competência técnica requerida para avaliar um potencial colaborador.

Tenho recebido relato de diversas "injustiças" nos processos seletivos dos quais participaram amigos e pelos relatos, sinceramente os métodos atuais parece prejudicar não só o candidato, mas, principalmente as empresas que deixar muita das vezes escapar entre os dedos, mão de obra experiente impressindivel para a continuidade operacional da empresa.

Faço uma pergunta aos senhores (as) Recrutadores:

De um modo geral vocês estão capacitados para conduzir uma entrevista técnica com especialista em Segurança com experiencia nas atividades que envolvam Leis, Decretos, Portarias, NBR’s, NR’s, Auditorias, Gestão de QSMS, SIGM, IPS, Relatórios Técnicos e Projetos, dentre outros?

Claro que não, essas atividades devem ser avaliadas por quem entende desse processo, que possuam conhecimentos minimos das atividades e do desempenho da função.

Quando o candidato consegue avançar para avaliação com gestores, muitas vezes os assustamos por sermos articulados, estarmos muito preparados, carregarmos muita experiência em nosso currículo, sem falar da competência pessoal que muita das vezes, intimidam gestores, pois, esses encaram como uma grande ameaça ao seu próprio cargo, que acabam dando preferencia aos menos capacitados mantendo sua zona de conforto para manter seus empregos.

Todos sabemos que hoje é comum um Técnico em Segurança do trabalho está muito mais habilitado profissionalmente para assumir o QSMS de uma empresa do que muitos outros prevencionistas que exercem essa função.

Essas seleções são de modo geral, vergonhosas, descriminátorias e covarde, pois, roubam o tempo dos candidatos que estão necessitando de um trabalho que antecipadamente você já sabe não ser aquele que vai ocupar a vaga.

Senhores (as) Recrutadores (as), se pergunte com bastante frequência, será que estou “roubando” de alguém alguma informação que podem lhes ser úteis para o seu crescimento pessoal e profissional, o direito de sonhar, o direito de conhecer a verdade, o direito de estar roubando a vida profissional desses candidatos, o direito de receber feedback dessa entrevista?

Concluo essa postagem implorando para que façamos um exame de consciência mais profundo na forma de selecionar candidatos experientes para que não roubemos o sonho de um novo emprego e, principalmente a espectativa profissional.

Não esqueça que o prestigio da sua empresa e a responsabilidade solidaria nos assuntos da esfera judicial quando da ocorrencia de um acidente, continua sendo do empregador.

Marcio Santiago Vaitsman



“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.