SEGURANÇA COM GÁS COMPRIMIDO – DDS.

Os gases comprimidos devem ser armazenados em cilindros presos a parede metálica ou cinta, especialmente construídos para este fim devido apresentarem riscos especiais. Todo cilindro de gás comprimido contém uma grande quantidade de energia. Quando está energia é aliviada inadequadamente, ela pode provocar sérios acidentes.
 
Os gases por si só já são perigosos porque podem causar incêndios, podem ser tóxicos e podem ser corrosivos. Esta é a razão pela qual devemos tratar com respeito todos os gases comprimidos. Nesta condição eles possuem propriedades únicas que não são comuns aos sólidos e líquidas. Estas propriedades são:
 
Baixo ponto de ebulição, que permite uma rápida difusão do gás e rápida elevação de pressão dentro do cilindro este baixo ponto de ebulição pode causar queimaduras por frio (baixo ponto de fulgor, sempre abaixo da temperatura ambiente), quando alguns gases comprimidos entram em contato com tecidos do corpo, causam queimaduras sérias.
 
Quanto à pressão, os riscos mais comuns associados que envolvem o vazamento dos gases são a grande elevação da pressão, que provoca descompressão rápida e explosiva na cabeça do cilindro, o cilindro passa a atuar como um míssil desgovernado, que pode causar danos graves e ferimentos sérios às pessoas;
 
Quanto à difusividade, a difusão do gás através de uma junta de vedação vazando pode contaminar a atmosfera. Esta contaminação pode criar uma atmosfera tóxica ou explosiva ou pode causar asfixia.
 
Estes perigos geralmente não são observados, porque raramente podem ser vistos ou cheirados.
 
Sempre que um cilindro de gás for recebido, e antes de ser usado, inspecione-o cuidadosamente para assegurar-se de que esteja em boas condições e de que seu conteúdo esteja indicado corretamente no rótulo.
 
lgumas vezes um rótulo é colocado na superfície do cilindro, ou é fixada à tampa através de etiqueta.
 
A válvula do cilindro deve ficar sempre tampada, inspecione os cilindros para determinar se existem ranhuras, arqueamentos ou queimaduras por maçarico, crateras isoladas ou áreas corroídas (particularmente em volta do pescoço do cilindro ou da válvula), ou conjuntos de válvulas estragadas.
 
Previna-se contra acidentes e possível incêndios na sua empresa.
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.