Será que o não uso do EPI foi a provável causa da morte do jornalista.

A NR 6 considera Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
 
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e   funcionamento, é o que preconiza a NR 6.
 
PROTEÇÃO DA CABEÇA: Capacete:
 
Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio;
 
apuz para proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica;
 
Capuz para proteção do crânio, face e pescoço contra respingos de produtos químicos.
 
Em todas as matérias que tive a oportunidade de assistir nos meios de comunicação, não ouvi nenhuma vez, mencionarem a necessidade desses jornalistas (Reporte, Cinegrafistas e outros), fazerem uso do capacete e outros equipamentos de proteção (exemplo das policias Militares), que poderia ter salvado a vida o jovem jornalista morto durante manifestação publica na Central do Brasil.
 
Será que os mesmos não são corretamente orientados pelas empresas para as quais trabalham  para que utilizem os equipamentos de Proteção Individual durante o exercício de suas profissões?
 
Cada vez mais tenho a certeza de que prevencionistas, mesmo desvalorizados, preservam a vida dos profissionais brasileiros.
 
Poderíamos ter salvo a vida de mais um trabalhador, caso a legislação fosse cumprida.

 “Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.

Comentários

  1. Muito boa a matéria e registrado algo que seria de suma importância, o uso do capacete contra impactos de projeção de objetos como pedras, restos de entulhos, etc comuns nestes protestos. Lembro a tempos atrás cobrindo uma reportagem creio eu ser no Oriente Médio, o então jovem Pedro Bial utilizando um capacete e colete, bom ali era uma guerra declarada, aqui no caso há similaridade devido a violência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.