Você sabe fazer um Parecer Técnico?


Companheiros Técnicos em Segurança do Trabalho, emitir Parecer sobre determinado assunto, requer bastante experiência e vasto conhecimento técnico e infelizmente não são tão fácil como muitos administradores pensam que é.
 
Alias, muitos pensam que são bons administradores, mas que não passam de empregados que se dependesse de justa avaliação, não estariam ocupando cargos para os quais não estão preparados tecnicamente (mas isso é outra história – em oportunidade futura falaremos sobre esse assunto).
 
Fazer Parecer técnico é uma tarefa bastante complexa, mesmo porque cada área de atividade dentro da empresa possui suas particularidades.
 
Como disse acima, somente profissionais experientes devem emiti-lo, porque o Parecer será validado pelo profissional da área objeto do mesmo, que normalmente é capacitado e habilitado para execução daquele projeto ou serviço.
 
Existem diretrizes que devem ser seguidas, porém não existe um modelo específico, por isso em alguns casos o Parecer pode ser diferente de outro com a mesma finalidade, sem gerar grandes problemas desde que você siga as regras para a sua elaboração.
 
Para começar a redigir o Parecer, você deve colocar inicialmente o objetivo, ou seja, o título referente à todo o assunto que será abordado ao longo do texto.
 
Tenha em mãos todos os fatos em que se baseiam o Parecer, que devem ser devidamente listados. Lembre-se de que é importante constar todos os fundamentos legais para o Parecer, esses fundamentos devem estar todos dentro da lei.
 
Conclua o Parecer com as informações que você acredite serem necessárias, lembrando que pode anexar documentos ou informações técnicas, inserir sugestões corretivas sem descaracterizar o projeto.
 
Importante lembrar que sempre tudo deve ser feito da forma mais profissional possível, sem marcas de pessoalidade.
 
Um parecer bem embasado dá credibilidade para o setor emitente, no caso o Setor de Segurança ou o descrédito total quando não é bem elaborado.
 
Lembre-se que a credibilidade técnica e o capricho na apresentação, são características que devem se manter na elaboração do "Parecer Técnico".
 
Marcio Santiago Vaitsman
 


“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.