Corrente de Fuga - DDS.

Ao avaliar os riscos de uma máquina muitos profissionais cometem um erro muito comum de priorizarem apenas os perigos mecânicos, porque quando se trata de máquinas e equipamentos as primeiras impressões são os riscos de emprensamento, cortes, fraturas, amputações que são gerados por partes móveis e partes cortantes, que são mais fáceis de visualizar.
 
Porém existem riscos nas máquinas que não são perceptíveis em uma inspeção visual, mas são tão graves quanto os perigos mecânicos como, por exemplo, os perigos elétricos.
 
Quem não se lembra daquela geladeira antiga da vovó que sempre que a porta era aberta gerava um pequeno choque elétrico? Esse fenômeno é vulgarmente conhecido como “fuga de corrente”. Isso acontece devido à incidência de emendas de fios mal feitas, fios desencapados e isolação desgastada em contato com as carcaças metálicas das máquinas.
 
Esse é um perigo invisível que muitas das vezes só é detectado quando alguém sofre um choque elétrico. Entretanto nem tudo está perdido. É possível detectar essas fugas de tensão através de medidores de isolamento elétrico.
 
Como medida preventiva insira este teste de isolamento no checklist da máquina e solicite apoio da manutenção elétrica para realizar esses testes com segurança.
 
Vale ressaltar que a prevenção da fuga de corrente está prevista inclusive na NR-12 e na nova NBR ISO 12100, que pede que seja considerado o perigo de choque elétrico por energização acidental de partes da máquina.
 
Dayglis Silva - O Segurito.
 
 
 “Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.