PROCEDIMENTOS E MAIS PROCEDIMENTOS.

O trabalhador foi eletrocutado, e agora?
 
A primeira preocupação, em geral, é descobrir o culpado.
 
E em boa parte, a “culpa” está clara foi irresponsabilidade do trabalhador, pois ele devia ter desligado a máquina, aberto a portinhola, puxado a alavanca, dado três saltos com o pé esquerdo e assoviar o hino do Brasil.
 
Na verdade, eu só tenho uma pergunta: “Ele sempre seguia o procedimento?”.
 
Ah, professor, mas ele foi treinado e o procedimento diz exatamente o que deve ser feito.
 
A pergunta não foi se havia procedimento, mas se ele sempre seguiu o procedimento, ou melhor, se a empresa não sabia que ele não seguia o procedimento?
 
O gestor, o técnico de segurança do trabalho ou o colega de trabalho, ninguém sabia que ele não seguia o procedimento?
 
Já que estamos fazendo perguntas, tenho mais uma: “Este funcionário já havia sido advertido em algum momento por não seguir o procedimento?”.
 
Mas professor, eu não sou babá, ele tem que saber o que é para fazer!!!
 
Não, meu filho! O procedimento não é apenas um papel assinado, para ele ter realmente validade é preciso que seja exequível depois que o trabalhador seja formalmente treinado e é importantíssimo que ocorram inspeções periódicas para verificar se o trabalhador está seguindo.
 
Só aproveito para lhe lembrar do Art. 157 do Capítulo V da CLT: é obrigação da empresa, cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho.
 
Ou seja, precisamos comprovar este fazer cumprir, seja por meio de orientações, advertências, suspensões ou até mesmo demissões, com o objetivo de demonstrar que a empresa faz cumprir. Ou seja, é muito fácil colocar a culpa nas costas do trabalhador quando acontece um acidente, mas bastava dar uma olhada rápida no processo que estava claro que um dia isto iria acontecer.
 
Pense nisso, antes da próxima análise de acidentes.
 
Mário Sobral Jr - O Segurito.


“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.