Você sabe ajustar e testar respirador de ar positivo?

A - Verificação positiva:
 
O seguinte procedimento de verificação de ajuste deve ser realizado toda vez que o respirador for utilizado, ou antes, de entrar em uma área contaminada.
 
Coloque a palma da sua mão sobre a saída da válvula de exalação. Cuidado para não danificar o formato natural da peça semifacial.
 
Exale suavemente e segure a respiração para criar e manter uma pressão ligeiramente positiva no interior do respirador. Se houver vazamento de ar, ajuste novamente o respirador e os tirantes e então repita o teste.
 
B- Verificação negativa:
 
Cubra as entradas dos cartuchos ou dos filtros com as palmas das mãos ou com algum objeto adequado, como por exemplo, uma lâmina fina de plástico ou de borracha.
 
Quando o respirador estiver equipado com cartuchos, retentores de filtros podem ser usados como um auxílio. Alternativamente, os cartuchos podem ser retirados para realização do teste de verificação de ajuste. Se retirar os cartuchos, recomendamos que outra pessoa volte a colocá-los depois que o respirador esteja ajustado sem vazamentos.
 
É difícil para o usuário reinstalar os cartuchos sem romper a selagem entre o respirador e o rosto, assim como determinar se os cartuchos estão corretamente fixados no respirador. Você tem a responsabilidade de garantir que a vedação entre o respirador e o rosto não seja rompida quando os cartuchos forem novamente colocados, e de que cada um dos cartuchos esteja vedado no respirador.
 
Inale suavemente e segure a respiração até que a peça semifacial colapse ligeiramente contra o rosto. Se houver vazamento de ar, volte a ajustar o respirador e os tirantes e então repita o teste.
 
Se realizar o procedimento com os retentores dos filtros, não os tire até que o teste de ajuste esteja terminado.
 
Quando tirar os retentores dos filtros, tenha cuidado para não mover o respirador nem romper a selagem entre o respirador e o rosto.
 
Advertência:
 
Se uma vedação efetiva não for obtida durante o teste de verificação do ajuste, não uso o respirador. Procure seu supervisor ou o profissional da área de segurança para auxilio.
 
Falhas no cumprimento dessa advertência podem causar doenças graves ou morte.
 
Nunca tire o respirador por qualquer motivo enquanto estiver na área de trabalho.
 
Você deve abandonar a área de trabalho imediatamente se a vedação entre o respirador e o rosto se romper por algum motivo, exemplo:
 
A - O respirador escorregar como consequência de transpiração excessiva ou de movimento realizado com a cabeça;
 
B - O respirador se deslocar em função de ter sido batido;
 
C - Você espirrar ou tossir enquanto usa o respirador;
 
D - Necessitar assuar o nariz, coçar uma área do rosto coberto pelo respirador ou para ajustar seu óculo;
 
E - Qualquer outra atividade que possa romper a vedação do respirador.
 
Antes de entrar novamente na área de trabalho, deve-se criar uma nova vedação entre o respirador e o rosto e realizar um teste de verificação de ajuste em um luar que não apresente risco.
 
Atenção:
 
Falhas no cumprimento dessa advertência podem causar doenças, lesões graves e morte.
 
Pense nisso?



“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.