Brasil tem três acidentes de trabalho por hora, informa Ministério.

 
O coordenador-geral de Monitoramento dos Benefícios por Incapacidade do Ministério da Previdência Social, Paulo Rogério de Oliveira, afirmou nesta quinta-feira (3/7) que três acidentes de trabalho ocorrem a cada hora no Brasil. A declaração foi feira durante audiência pública sobre o assunto na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
 
Segundo Oliveira, a Constituição de 1988 ainda não está plenamente em vigor na questão trabalhista, faltando regulamentar diversas matérias referentes à saúde do trabalhador. “Não temos uma lei de periculosidade no trabalho e também não regulamentamos a aposentadoria especial no Brasil”, disse. Ele também propôs a regulamentação do adicional de insalubridade com base na carga horária. “A redução do risco é direito do trabalhador”, completou.
 
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que solicitou o debate, ressaltou que o impacto desses acidentes sobre a Previdência Social gira em torno de R$ 70 bilhões, incluindo auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão vitalícia ao cônjuge, no caso de acidentes fatais. Além disso, há impactos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos atuar para reduzir o número de acidentes de trabalho”, completou.
 
Última Instância.
 
Nota do administrador desse BLOG:
 
Há décadas venho defendendo a criação do Conselho Federal da nossa Classe, assim como a inclusão de Técnicos em Segurança do Trabalho para atuar na fiscalização de acidentes como fiscal do INSS, essas contratações seria a solução do problema que há anos vem mutilando e matando parte de nossa força de trabalho com altos custos para á previdência social.
 
Marcio Santiago Vaitsman
 
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.