VOCÊ CONHECE OS RISCOS DOS SERVIÇOS DE SOLDAGEM – DDS.


O processo de soldagem por arco elétrico gera perigos potenciais diversos contra os quais devemos nos proteger. Em decorrência desses perigos todas as informações relacionadas com os processos de soldagem, devem ser entendidas por completo antes do início de cada operação.
 
Os raios do arco elétrico geram raios visíveis e invisíveis – ultravioletas e infravermelhos – que podem queimar os olhos e a pele. Qualquer parte do corpo exposta pode ser queimada rapidamente por esses raios. A máscara do soldador deve ter condição de filtragem adequada para a necessária proteção do seu rosto e de seus olhos, ou de quem observa a operação de perto. Barreiras próximas do soldador devem ser instaladas para evitar que os reflexos do arco elétrico possam prejudicar trabalhadores que estejam nas proximidades.
 
A roupa e as luvas devem ser fabricadas em material que efetivamente promovam a adequada proteção: luvas para a proteção das mãos e punhos, aventais para a proteção do tórax e abdome, as perneiras etc., feitos de “raspa”, para a proteção dos membros inferiores.
 
O avental deve ser desprovido de bolsos para evitar que respingos possam neles penetrar. O soldador nunca deve guardar fósforos ou isqueiros nos bolsos de suas próprias roupas.
 
As botinas de segurança, preferencialmente, devem ter uma cobertura, geralmente feita do mesmo material das perneiras, para proteção contra respingos da solda.
 
Fumos metálicos, respingos, fumaça e vapores.
 
O calor e os respingos, emanados na deposição da solda, são capazes de causar a explosão de substâncias inflamáveis. Se possível, nunca efetuar nenhum trabalho de soldagem em áreas que envolvam gases, vapores, líquidos inflamáveis ou ambientes que contenham pós ou fibras que possam gerar explosão.
 
O Soldador deve conhecer as características dessas substâncias o seu ponto de fulgor, combustão, o limite inferior de explosividade etc., por meio de instrumentos de medição apropriados e devidamente calibrados, no caso de soldagem nessas áreas. Chamadas de classificadas.
 
Peças cromadas, niqueladas, pintadas, galvanizadas, ou impregnadas de óleo também levam riscos representados pela emanação de fumos, gases e vapores, à saúde do soldador e das pessoas que trabalham nas proximidades. Faz-se necessária a instalação de exaustores com a finalidade de reduzir ou mesmo eliminar a presença desses agentes.
 
Em áreas de dimensões reduzidas e de ventilação deficiente, sem a existência de corrente de ar suficiente para promover o deslocamento dos contaminantes, pode surgir o perigo advindo das concentrações tóxicas.
 
Nas operações de soldagem nos espaços confinados, todos os cuidados e procedimentos estão explicitados na Norma Regulamentadora 33 – NR 33 – que devem ser seguidos a risca.
 
Atenção especial se deve as conexões elétricas deficientes que podem gerar inúmeros problemas entre os quais se incluem a resistência excessiva no circuito de soldagem. O resultado são as oscilações ou dificuldade na abertura do arco elétrico.
 
Devemos inspecionar rotineiramente e antes do início do serviço:
 
Máquina de solda: desconectada da rede, deve passar pelo menos a cada seis meses por uma inspeção e limpeza. Sopre ou aspire a poeira acumulada no seu interior.
 
Dispositivos alimentadores: proceda a devida verificação das condições das roldanas impulsionadoras do arame da bobina (eletrodo). Troque-as no caso de apresentarem deformações.
 
Tocha: convém que seja mantida em boas condições de trabalho e só deve ser utilizada com os gases para os quais foi projetada, a pressão dos gases deve ser a recomendada para o processo empregado.
 
Tochas e portas-eletrodos, cabos e terminais. A peça que esteja sendo soldada, por exemplo, são partes integrantes de um circuito elétrico que, se não aterrados de forma conveniente, podem levar ao soldador choque elétrico de gravíssimas conseqüências, dependendo do tipo de corrente, voltagem e a parte do corpo atingida.
 
Os cilindros que contêm o gás ou mistura de gases para a proteção nos processos MIG, MAG e TIG, por exemplo, devem estar firmemente seguros, fixados em suportes por meio de correias ou correntes, desde que estas estejam devidamente revestidas com material isolante.
 
Quando estocados, ou no caso de transferência da área de estocagem para a de soldagem, os cilindros devem manter a proteção de sua parte superior (tampa/capacete) para evitar danos à sua válvula em caso de queda. Não devem ser guardados nem utilizados na posição horizontal.
 
As recomendações abrangem os cilindros com acetileno, gás largamente utilizado no processo oxi-acetileno de soldagem.
 
As tochas de soldagem ou mesmo cabos energizados, jamais poderão ser posicionados sobre um cilindro. Podem produzir um arco elétrico contra a parede do cilindro ou no próprio regulador de pressão/vazão, levando debilidade à área atingida ou à sua ruptura.
 
No caso de necessidade de união de mangueiras utilize somente engate-rápido e nunca use qualquer outro dispositivo, como arame.
 
Ao conectar uma mangueira a um regulador de pressão, não use mangueiras muito compridas, para evitar que se dobrem. Mantenha as mesmas afastadas do solo para evitar que veículos e pessoas transitem sobre elas.
 
Examine as mangueiras periodicamente para detectar vazamento, desgaste e conexões frouxas. Uma forma de detectar vazamento é mergulhar a mangueira em água.Para aproveitar uma mangueira que apresente vazamento ou desgaste em algum ponto, elimine a parte danificada e una as duas partes com engate-rápido e nunca use fita adesiva.
 
A Prevenção contribui para que acidente não venha acontecer com você, na sua empresa e com seus colegas de trabalho.
 
Previne-se pra não se lamentar depois.
 
 
"Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.