A quem interessa a desunião da classe dos Técnicos em Segurança do Trabalho.


Revendo minhas quase três décadas e meio efetivamente trabalhados na área da prevenção, me veio à cabeça, o porque dessa total desunião da classe dos Técnicos em Segurança do Trabalho?
 
Tenho conhecimento da existência de alguns abnegados à frente de vários movimentos visando à união da classe, mas lastimavelmente, maioria dos profissionais parece imune a esse tipo de apelo, continuam a não mover uma palha objetivando a melhoria das condições de trabalho, salarial e até mesmo profissional.
 
Terá sido a proliferação de cursos de formação profissional, Órgão ligado à classe, a utilização da profissão como trampolim? Ou essa desmotivação é gerada pela concorrência desleal entre profissionais.
 
Digo desleal no sentido dos mais antigos terem se preparado em cursos ministrados ou supervisionados pela Fundacentro, época que se aprendia a fazer prevenção ou estava fora.
 
Atualmente com raras exceções, a formação profissional é realizada por qualquer um que se disponha a montar “cursos” e ganhar grana, não tendo a consciência de pelo menos, informar o básico necessário ao desenvolvimento profissional a seus alunos ou será ainda a interferência de grupos políticos que embora necessite dos profissionais técnicos não querem permitir o desenvolvimento da profissão.
 
Vamos buscar a união da classe a qualquer custo, não podemos permitir que outros venham decidir o nosso futuro, vamos mudar o que está errado, não podemos fugir dessa luta que é fundamental para o destino de todos que tenham a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho como profissão que vise o sustento de sua família.
 
Precisamos urgentemente decidir sobre a nossa vida, sobre nossa profissão, devemos para de pensar apenas no individual e começar a pensar no coletivo, pois somente assim as coisas tendem a melhorar.
 
Pense nisso!
 
Marcio Santiago Vaitsman
 
 
 "Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.
 

Comentários

  1. Em 17 de outubro de 2012, o senhor comentou que nós, técnicos e engenheiros, estávamos intranquilos com o aparecimento do tecnólogo em segurança do trabalhos!
    Hoje é dia 08 de janeiro de 2014 e pergunto o que mudou para os tecnólogos? Seu MEC fez o quê em relação a isso?
    Parem de enganar as pessoas com essa profissão ilusória que luta HÁ + de 10 anos e não saem do lugar!

    Nilows
    Técnico em Segurança
    Funcionário Público Federal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.