EXPLOSÍMETRO.

Instrumento pelo qual se testa, na atmosfera a concentração e a inflamabilidade que está contém. Os testes são realizados sugando-se uma amostra da atmosfera a ser testada sobre um filamento aquecido.
 Os combustíveis contidos na atmosfera são queimados no filamento que eleva sua temperatura e aumenta a sua resistência, proporcionalmente à concentração de combustíveis na amostra. O desequilíbrio resultante faz com que o ponteiro indicador se mova escala acima. Essa escala é graduada em porcentagem do limite mais baixo da explosão.
 Como este aparelho mede vapores de combustíveis no ar, não é capaz de medir a porcentagem de vapor em fumaça ou atmosfera inerte, por causa da ausência de oxigênio necessário à combustão na unidade detetora do instrumento.
 Observe-se também que um recipiente considerado seguro antes do trabalho ser iniciado pode tornar-se inseguro em operações futuras.
 Outra limitação diz respeito à toxicidade de certa atmosfera não sujeita a explosões, o que não é identificado pelo explosímetro.
 O Segurito.
 
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS