Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

24 de setembro de 2015

Cuidado com o Explosímetro.


Após muita luta e argumentação você conseguiu que a empresa adquirisse um explosímetro e começou a utilizar nos setores com este tipo risco na empresa.
 
Você tem certeza de que está utilizando o equipamento de forma correta?
 
Ahhh, professor, é a coisa mais fácil! Basta ligar e quando o aparelho começar a apitar tá na hora de sair ou corrigir o problema. Não é só isso?
 
Infelizmente não.
 
Para o equipamento fazer o alerta adequadamente será preciso que seja realizada a configuração prévia de acordo com o produto que você pretende avaliar. Esta configuração leva em consideração o limite inferior de explosividade (LIE) para cada produto.
 
Este LIE seria a concentração mínima para um determinado gás inflamável entrar em combustão.
 
Ainda não entendi qual o problema de não ter está configuração, professor?
 
Por exemplo, você trabalha em uma área em que o risco é devido ao gás Metano que possui um determinado LIE, em função deste limite o equipamento será configurado para lhe alertar a 10% deste valor para que se tenha uma boa margem de segurança.
 
Porém, em um outro dia qualquer o produto que pode estar presente no ambiente em que trabalhador vai realizar sua atividade é o Octano que possui o LIE inferior, ou seja, como equipamento estava configurado para o Metano e não para o Octano o equipamento só iniciará o alerta com valores bem mais elevados e dependendo da situação talvez seja tarde para tomar uma decisão de correção ou mesmo fuga do ambiente.
 
Percebe que pode haver um acidente gravíssimo mesmo após a aquisição de um equipamento que não esteja sendo bem utilizado?
 
O Segurito.
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.