Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

8 de setembro de 2015

REALMENTE ANALISANDO – DDS.

Imagine um colaborador subindo as escadas com uma caixa e, de repente ele escorrega e quebra a perna. Em uma análise superficial poderíamos concluir que o colaborador é o “culpado” pelo acidente e estabelecer como ações corretivas: orientação do acidentado e instalar placa com indicação do perigo de correr na escada.
 
Pode ser até o caminho mais fácil, mas em uma análise de acidente um dos principais objetivos é conseguir saber o que levou o acidentado a agir de determinada forma, pois com raríssimas exceções, ninguém vai agir com intuito de se machucar.
 
No nosso exemplo, posso pensar em várias hipóteses: talvez a chefia tenha feito uma pressão (pois a produção estava parada) ou fez um acordo com o trabalhador onde este ao acabar o transporte de caixas estaria liberado ou o transporte era feito por um elevador de cargas e naquele dia havia quebrado, ou seja, podemos passar o dia criando possibilidades.
 
Na verdade, só conseguiremos evitar novos acidentes se realmente soubermos a razão dos incidentes ou do primeiro acidente.
 
Apesar de ser óbvio, é comum as análises serem simplificadas sem conseguirem alcançar a causa raiz do problema. Eu sei que também é possível gerarmos várias desculpas para este tipo de análise: falta de tempo, dificuldade em conseguir as informações, etc.
 
Gostaria só de lembrar que a nossa prioridade é evitar o acidente e para isso precisamos de excelente análise de acidentes e incidentes. Pense nisso!
 
O Segurito.
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.