Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

17 de novembro de 2015

Não basta a força da corrente.

 
É só acontecer um acidente que qualquer profissional de Segurança do Trabalho para tudo o que está fazendo para realizar a análise do ocorrido, porém se ocorrer um incidente, talvez nem se mexa da cadeira.
 
Vamos começar pelo óbvio, se o nosso objetivo é a prevenção da saúde e segurança dos trabalhadores, não há dúvidas de que analisar o incidente é uma prioridade dentre as nossas atividades. Só por meio de uma boa investigação teremos condições de identificar as causas e evitar futuros acidentes.
 
Mas, professor, eu não tenho tempo para analisar os inúmeros incidentes.
 
Ok, meu filho. O primeiro passo é tentar identificá-los. Mas muitos acabam nem perguntando sobre os incidentes e consequentemente desestimulam os trabalhadores a comunicar.
 
Entendo que nem sempre poderemos avaliar todos, mas se pelo menos identificarmos teremos como realizar uma triagem e analisar aqueles com maior potencial de dano.
 
E o principal, não é porque é um incidente que você vai avaliar com menor rigor.
 
A investigação precisa ser tão criteriosa quanto a de um acidente grave.
 
Lembre-se das pirâmides. Do Egito, professor? Brincadeira, sei que o senhor está falando das pirâmides de Bird e Heinrich.
 
Exatamente, gaiato! Estes e outros estudos sempre demonstraram que tratar incidentes é igual a prevenir futuros acidentes que podem ser até fatais.
 
Leia o jornal OSegurito.

Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.