Próatividade - DDS.

Um dos significados do prefixo "pró" é antecipação, algo que acontece.
 
A pessoa proativa está sempre se antecipando aos acontecimentos, fazendo até mesmo alguma espécie de previsão para poder agir de uma forma planejada.
 
A próatividade não é sair agindo de qualquer maneira ou de forma irresponsável queimando cartuchos.
 
É necessária uma análise da situação para a escolha correta de alternativas, imaginando os resultados de cada uma das atitudes a ser tomada, afim de que possamos obter sucesso.
 
Palavra chave:
 
Próatividade = iniciativa + questionamento positivo + planejamento.
 
Ao passarmos por algum lugar na rua e vermos uma situação de risco, exemplo, caco de vidro no chão, que pode levar uma pessoa a se cortar, apanhamos o vidro com cuidado e colocamos em local separado ao invés de jogarmos direto no lixo, fato que pode favorecer a possibilidade do lixeiro se acidentar, não é verdade! Essa é a forma que penso ser correta.
 
Trabalhamos em uma área onde é necessário uso de E.P.I, estamos sem o E.P.I naquele momento, paramos, refletimos sobre as normas da empresa e antes que alguém nos solicite o uso, temos que nos antecipar.
 
Então podemos concluir que próatividade é a soma de iniciativa com questionamento positivo e planejamento.
 
Concluo dizendo não existe, não acredite em receitas prontas para ser proativo, a pessoa deve buscar construir seu próprio caminho cultivando atitudes de autoavaliação e equilíbrio em suas atitudes.
 
Se você é uma pessoa que de uma forma ou de outra, tenta encontrar diversas maneiras para resolver um problema ou executar uma ação, pode-se considerar proativo.
 
Marcio Santiago Vaitsman
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

 

Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS