Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

16 de fevereiro de 2016

VOCÊ TEM BOA PERCEPÇÃO DE RISCOS – DDS.

 
Vamos falar hoje sobre a percepção de riscos, que na verdade é o ato de tomar contato com um perigo por meio dos sentidos (audição, tato, visão, olfato). Quero dizer, sermos capazes de identificar perigos e reconhecer os riscos.
 
O que é perigo?
 
É circunstância potencialmente capaz de acarretar algum tipo de perda, danos ou prejuízo ambiental, material ou humano, podemos citar como exemplo a hélice de um ventilador em funcionamento.
 
O que é risco?
 
Já o risco expressa a probabilidade esperada de ocorrência dos efeitos do perigo, exemplo a hélice do ventilador está lá afixada no aparelho de ventilação, podemos evitar o perigo instalando uma grade de proteção.
 
Vou explicar melhor com outro exemplo:
 
Por exemplo, o transito de uma determinada avenida/rua é um perigo, está lá não temos como modificar não é verdade.
 
Atravessar essa avenida/rua fora da passarela, pular a mureta, isso é um risco.
 
O perigo que é o transito que está presente lá e, pode ser neutralizado caso construirmos uma passarela ou se instalarmos um sinal de transito.
 
Mas se colocado sinal de transito, estaremos apenas controlando o risco, porque um automóvel pode avançar o sinal vermelho e atropelar as pessoas que estão atravessando na faixa.
 
Para que esse perigo seja eliminado, será necessária a construção de uma passarela ou túnel no local.
 
Para que possamos evitar o perigo, necessitamos pensar antes de agir, analisar e tomar as medidas necessárias para mitigar os riscos e evitar os acidentes.
 
Marcio Santiago Vaitsman
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.