Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

29 de março de 2016

CAMINHÃO MUNCK - DDS.

Procedimentos seguros para levantamento e movimentação de cargas com o caminhão Munck.
 
Vocês devem saber que o Munck é um guindaste comandado hidraulicamente e instalado sobre o chassi de um caminhão, com grande utilização na movimentação, remoção, levantamento e transporte de cargas relativamente leve.
 
Somente pessoas habilitadas com Carteira Nacional de Habilitação, categorias C, D ou E, podem conduzir o caminhão Munck.
 
Antes do inicio da atividade, verifique se as pessoas são treinadas e autorizadas para operar o caminhão Munck.
 
A utilização do caminhão Munck é limitada de acordo com sua capacidade e com o tipo de carga que será movimentada, cabe ao Técnico em Segurança, supervisor ou operador do Munck analisarem a viabilidade de sua utilização antes de iniciar o serviço.
 
A área do piso onde serão apoiadas as sapatas deve ser plana e firme e só colocar calços resistentes sob as sapatas se houver necessidade de pequena correção do nível do caminhão, verificar se os freios estão acionados e com as rodas calçadas.
 
A área coberta pelo raio de ação da lança e da carga deve ser isolada, sinalizada com cones e livre de quaisquer obstáculos e não permitir o trânsito de pessoas no local.
 
Para casos de operação perto de redes elétricas ou equipamentos energizados e, ou valas e escavações são necessárias redobrar a atenção de todos envolvidos na operação.
 
Antes de se iniciar qualquer operação de carga ou descarga em valas e escavações, o pessoal que estiver trabalhando naqueles locais deve ser removido, e só deve retornar ao término da operação.
 
Utilize somente eslingas de cabo de aço, cintas ou outro dispositivo específico para içamento da carga. Nunca utilize cordas para o içamento de cargas, elas deverão ser utilizadas apenas para posicionar/direcionar a carga.
 
É obrigatória a existência da trava de segurança no gancho.
 
Nunca permanecer sobre a carroçaria na área de alcance da lança enquanto a mesma estiver em movimento ou permaneça sob a cargas suspensas.
 
O operador nunca deve abandonar o Munck com a carga suspensa.
 
Não arrastar cargas, porque o guincho do Munck não foi projetado para tracionar, e sim para efetuar levantamento vertical.
 
Nunca movimentar o veículo com a carga suspensa, pois a estabilidade do mesmo ficará seriamente reduzida, gerando risco de queda da carga sobre pessoas ou equipamentos.
 
A movimentação do caminhão Munck de uma área para outra deve ser feita com as patolas e lanças recolhidas e posicionadas em seu berço de apoio.
 
O operador deverá posicionar-se em local mais afastado possível da área de atuação da lança, preservando sua segurança e de frente para a movimentação do equipamento.
 
O caminhão Munck deverá ser equipado com comandos duplos em ambos os lados do veículo e, com uma tabela de carga impressa fixada no caminhão.
 
Inspeções periódicas devem ser realizadas nos ganchos, a fim de detectar possíveis deformidades.
 
Inspecionar o estado dos cabos, cintas ou quaisquer outros dispositivos que serão usados antes do inicio do içamento da carga.
 
É nos momentos de decisão que você mostra a sua capacidade profissional.
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado e, quem não luta pelo seu direito, não é digno dele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.