Interessante: Como aproveitar melhor o tempo gasto no caminho até o trabalho.


Muita gente pode considerar que o período gasto no caminho até o trabalho é um tempo perdido. Mas não precisa ser assim — de acordo com um estudo de professores americanos, esse tempo pode ser usado para deixar a rotina profissional mais satisfatória.
 
Conduzido por professores das universidades de Harvard e Columbia, entre outras, o estudo tentou entender se o tempo gasto no deslocamento entre casa e trabalho sempre tem efeito negativo na satisfação de um profissional. Mais de um terço dos brasileiros gasta mais de meia hora para chegar até o trabalho todos os dias, segundo dados do Censo de 2010. Em São Paulo, quase 6% dos trabalhadores demoram mais de duas horas nesse caminho — três vezes a média brasileira, de 1,8%.
 
Por meio de dois experimentos, os pesquisadores viram que profissionais com níveis elevados de autocontrole sofrem menos efeitos negativos de passar muito tempo se deslocando entre casa e emprego. Isso porque eles costumam usar esse tempo para pensar nas responsabilidades do trabalho e traçar objetivos para aquele dia, ao invés de realizar atividades dedicadas ao prazer pessoal, como ouvir música e ler.
 
Em uma terceira pesquisa, os resultados comprovaram que mesmo profissionais que não apresentavam níveis altos de autocontrole sentiam mais satisfação com o trabalho e menos cansaço quando usaram o tempo de deslocamento para planejar o dia que viria e se preparar para o trabalho.
 
Embora o tempo gasto até o emprego normalmente esteja fora do controle dos profissionais — em especial em grandes metrópoles de trânsito imprevisível — os autores destacam que é possível controlar como esse tempo será usado. Para eles, mesmo separar alguns minutos durante o deslocamento para planejar o dia pode transformar um tempo considerado perdido em um momento benéfico. “Deslocar-se até o trabalho pode ser visto como uma tarefa chata, mas também pode se tornar um período útil”, escrevem os autores.
 
Valor Econômico.
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado e, quem não luta pelo seu direito, não é digno dele.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.