Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

3 de maio de 2016

Conscientize - se da sua importância na prevenção - DDS.


A questão da Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho está na Constituição Federativa do Brasil (1988) – visando a redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
 
Porém em alguns casos, os ambientes de trabalho oferecem ao trabalhador, dependendo das tarefas exercidas, em grau maior ou menor de perigo para desempenho de algumas tarefas, Assim sendo, devemos permanecer em alerta para que possamos antever tais riscos.
 
Há uma preocupação constante nas empresas com a saúde, higiene e segurança no trabalho. Mas não basta que esta preocupação seja só por parte do empregador ou que esteja descrito na legislação.
 
O mais importante é a conscientização do próprio trabalhador a este respeito, desenvolvendo comportamento coerente em sua atitude e seguindo as normas emitidas pelo empregador, bem como assumindo postura pró-ativas no trabalho, por que segurança é responsabilidade de todos, não é só responsabilidade da empresa, do engenheiro ou técnico como muitos pensam.
 
Através de uma boa conscientização, as pessoas são alertadas dos riscos de incidentes ou acidentes que possam ocorrer, possibilitando aos colaboradores a tomada de ações proativas que evitem tais ocorrências desagradáveis para a empresa, para o empregado e para o país.
 
O uso do equipamento individual, a manutenção correta dos equipamentos coletivos, o isolamento da área, a ordem de serviço bem elaborada, trabalhadores conscientizados de suas responsabilidades, tendem a reduzir a possibilidade da ocorrência do infortúnio laboral no exercício da atividades diárias.
 
Apesar de todo processo de desenvolvimento ocorrido até os dias de hoje, o acidente com trabalhador ainda é uma questão que muito nos preocupa pelos prejuízos, como disse, seja pelas sequelas da vitima, familiares ou sociedade.
 
Infelizmente, por questão cultural, no Brasil é comum aceitarmos o acidente como um fato inevitável, quando na verdade todos sabem que são possíveis de ser evitados ou minimizados, quando bem projetados.
 
Inacreditavelmente, existem empresários e até trabalhadores que fingem em não querer valorizar ou compreendem a importância da prevenção de acidentes no seu dia-a-dia, os acidentes continuam a ocorrer por falta de política empresarial, embora, na maioria dos casos verifique-se que teria sido possível "prevenir" o acidente mediante providências tomadas, antes da sua ocorrência.
 
Diante de algumas situações, costuma-se aguardar o que o acidente aconteça para a tomada de medidas muito das vezes paliativas visando que outros iguais não venham a ocorrer (normalmente nas empresas que não valorizam seus empregados e muito menos seu patrimônio).
 
Prevenir acidentes requer conhecimento dos riscos e conscientização de todos no interesse comum de evitar tais fatos, não só no ambiente de trabalho, em casa ou na via pública.
 
NOSSAS FAMÍLIAS NOS ESPERAM AO FINAL DA NOSSA JORNADA NO TRABALHO, VOCÊ TRABALHA PARA GANHAR A VIDA E NÃO PARA PERDÊ-LA ESTUPIDAMENTE EM UM ACIDENTE.
 
Nota:
Companheiros (as) ainda por longo período permanecerei ausente da cidade do Rio de Janeiro, portanto, conto com a compreensão de vocês retornarei a regularidade das mensagens assim que tiver oportunidade.
Obrigado pela compreensão e apoio a este blog.
Marcio Santiago Vaitsman
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado e, quem não luta pelo seu direito, não é digno dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.