É prioridade !!!


“É engraçado” como pode ser irrelevante, para alguns, falar de problemas relacionados à carga mental, principalmente em empresas em que os atuais acidentes são relacionados a mutilações e mortes. No entanto, devemos parar alguns minutos para estudar o tema, pois talvez a origem destes graves sinistros seja decorrente justamente da pressão no trabalho.

E a palavra principal quando falamos sobre a carga mental deve ser equilíbrio, pois o famoso estresse nada mais é do que a perturbação do estado de equilíbrio. Tanto que os problemas relacionados a este tema podem ser decorrentes do excesso de esforço ou mesmo da subutilização do trabalhador.

Como assim, professor, o trabalhador vai ficar doente porque está trabalhando pouco? Eu quero este trabalho, é só chamar.

Meu filho, em um primeiro momento, pode até parecer tentador, mas pode ter certeza de que também traria problemas. Precisamos de desafios e se bem dosada a atividade laboral sempre nos auxiliará neste ponto.

Sei não, professor! Acho que eu aguentaria trabalhar pouco.

Pois bem meu filho, esta situação já aconteceu comigo mesmo. Eu trabalhava em um órgão público, ganhando uma bolsa. A atividade era relativamente simples, mas tinha períodos de desafios.

Porém, por uma queda no orçamento acabamos sendo subutilizados e meu chefe falou que a única coisa que teria para fazer, seria carimbar as páginas dos processos.

Eu carimbava e escrevia 01, depois carimbava e escrevia 02, quando chegava ao final do processo, iniciava com outro. Havia dezenas de processos para serem numerados.

Com pouco mais de um mês, já estava enlouquecendo, me sentindo um inútil e pedi para sair do trabalho que pagava uma bolsa bem interessante, ou seja, o meu estresse não foi devido ao excesso de atividades, mas justamente pela monotonia e falta de um desafio.

Agora imagine se eu não tivesse condições financeiras de me manter sem este serviço, este inicial incômodo provavelmente poderia evoluir para uma doença, que para algumas empresas será vista como preguiça do trabalhador. No entanto, este desequilíbrio pode acabar fazendo com que alguém venha a errar e consequentemente podemos ter um até mesmo um grave acidente.

O Segurito.


Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado e, quem não luta pelo seu direito, não é digno dele.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.