PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DO TRABALHO - ÔNUS E BÔNUS DE TRABALHAR NO SEGMENTO.


O ÔNUS

Resistência dos funcionários á mudança:

Tudo que é novo assusta! E com a implantação de medidas de segurança do trabalho não é diferente. É e sempre será um desafio constante levar ás pessoas a adotarem práticas seguras no trabalho. É um trabalho moroso e cansativo, más que quando alcançamos o resultado esperado nos causa grande alegria!

Resistência do empregador á mudança:

Além da mudança assustar, nesse caso ainda tem um agravante. O agravante é que normalmente muitos empregadores ainda veem segurança do trabalho como gasto e não como o investimento que é!

Estima-se que para cada real investido em segurança do trabalho são economizados outros 3 ou mais com redução de gastos com acidente de trabalho, recuperação do acidentado, medicamentos, reabilitação, etc.

Acidente de trabalho:

Mesmo fazendo um bom trabalho dependendo do tamanho da empresa é impossível chegar ao “zero acidente”. Vemos com isso que temos que nos preparar para agir e não somente lamentar quando ele acontecer.

É preciso deixar a inocência de lado quando dizemos “índice zero de acidentes”! O conceito de acidente de trabalho é muito amplo. Repito, é impossível chegar ao índice zero de acidente se tomarmos como base a própria legislação pertinente, e, aliás, tomar o conceito da legislação como base não é escolha, é obrigação!

O número de acidentes nas placas das empresas é real?

Ações regressivas:

É o meio que o INSS usa para ressarcir as despesas do Órgão com o pagamento de benefícios previdenciários relacionados a acidentes de trabalho, como pensões por morte e aposentadoria por invalidez, decorrentes de condutas culposas das empresas ao deixarem de cumprir as normas de segurança no ambiente de trabalho.

Adicionais de insalubridade e periculosidade:

Apesar de necessário o pagamento de insalubridade, principalmente ele, é bastante questionável pelo menos para mim. Vamos raciocinando juntos para que entenda meu questionamento.

Quanto vale a saúde de uma pessoa?

Quanto vale os efeitos danosos de determinado agente insalubre destruindo á saúde de uma pessoa?

O curioso é notar que alguns trabalhadores preferem trabalhar no ambiente insalubre e assim receber o adicional de insalubridade do que eliminar o agente insalubre que automaticamente, elimina o pagamento da insalubridade.

Acredito que o pagamento de insalubridade deveria ser um mal necessário somente em ambientes onde não fosse possível eliminar o agente insalubre. Adicionais de insalubridade não pagam a saúde do trabalhador.

Nestor Neto


Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado e, quem não luta pelo seu direito, não é digno dele.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.