Redes Sociais – Uma grande oportunidade para candidatos e caçadores de talentos.

As redes sociais têm se tornado uma ferramenta bastante utilizada por pessoas que buscam fazer amizades, trocar informações e fotos com amigos, marcar encontros enfim, um serviço utilizado por muitos como forma de entretenimento e diversão.

Mas é preciso cautela quando da utilização destas ferramentas, pois podem ser uma grande barreira para se encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho, principalmente para aqueles mais exaltados ou indiscretos, que “rasgam o verbo” postando palavrões ou imagens comprometedoras aos “olhos” de alguém que busca candidatos para o preenchimento de vagas.

É que muitas empresas e agências de emprego também se utilizam desta ferramenta para conhecer mais os perfis dos candidatos que se apresentam para o preenchimento de uma vaga de emprego. Buscam se certificar se as informações declaradas no currículo equivalem ao perfil exposto nas redes de relacionamento.

Dentre as várias fontes de pesquisa podemos citar o Facebook, Twitter, Blogger, WordPress, Linkedin, Myspace, Reddit, Google, Xanga, Youtube entre outras. Todas de certa forma expõem os usuários em relação aos tipos de amigos com os quais mantém vínculo de amizade, gostos pessoais, experiências profissionais como cursos profissionalizantes, idiomas, viagens internacionais entre outras informações.

Embora tenham sido citadas várias fontes, particularmente consideramos o Linkedin como uma fonte mais direcionada ao aspecto profissional, ou seja, nesta rede em específico as pessoas buscam postar seus currículos com informações de suas experiências profissionais de forma mais detalhada, mantendo-o, inclusive, atualizado. É uma das fontes mais utilizadas pelas empresas na busca de candidatos.

Todas as informações nas diversas fontes citadas podem e geralmente são usados por empresas “caçadores de talentos” que consideram as redes sociais como uma fonte consideravelmente importante, pois ali o candidato pode expressar com mais naturalidade sua verdadeira personalidade, expondo com maior naturalidade sua verdadeira “identidade”, o que não acontece quando escreve sobre si em duas laudas do currículo.

Assim, da mesma forma que pode ser uma grande oportunidade para conquistar uma vaga de emprego, já que as empresas mesmo sem ter recebido seu currículo, podem obter informações importantes sobre suas experiências e já pré selecioná-lo para uma entrevista, também pode ser um “tiro no pé”, pois uma crítica inadvertida a um colega ou ao próprio superior da empresa onde atua, expondo situações que deveriam ser preservadas do público, pode representar uma bela frase em caixa alta “NÃO ME CONTRATE”.

Você pode achar que o que foi postado na rede social é apenas uma brincadeira e que na vida profissional não agiria da mesma forma. O problema é que quem está avaliando seu perfil não irá entender da mesma forma, aliás, poderá até já “excluir” da lista de possíveis candidatos, um amigo seu que respondeu ou participou dos comentários eventualmente ofensivos, pejorativos e indiscretos.

Mas se você quer reverter esta situação ainda há tempo. Participar de grupos de discussão é um ótimo caminho para entrar na mira dos recrutadores, pois nestes grupos você pode demonstrar que tem poder de argumentação em determinado assunto, demonstrando não só conhecimento teórico, mas prático.

As empresas também se utilizam das redes para oferecer vagas de emprego. Ficar atento a estas ofertas e se candidatar a fazer parte da organização pode ser outra forma de sair do desemprego, trocar de empresa ou alcançar a tão sonhada vaga para ascensão profissional.

Guia Trabalhista.


Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.