Proteção coletiva – DDS.


A proteção coletiva, quando adotadas, neutraliza o risco na própria fonte, é o equipamento usado quando o risco de acidente pode afetar mais de uma pessoa.

As proteções em furadeira, serras, prensas, sistemas de isolamento para operações ruidosas, partes moveis e de transmissão de força de maquinas e equipamento, em geral são os responsáveis por grandes números de acidentes que ocasionam lesões.

A nossa legislação da muita importância/ênfase ao uso do equipamento de proteção coletivo.

Utiliza-se a proteção coletiva para evitar o contato direto do trabalhador com mecanismo de equipamentos instalados, como correias, polias e engrenagens e outras partes moveis do equipamento, que possa prejudicar a integridade física do colaborador.

Exemplos de onde utilizar os equipamentos de proteção coletiva – EPC.

Principalmente em sistemas de ventilação, Sistema elétrico, enclausuramentos, espaço confinado, sistemas isolamentos, equipamentos diversos, polia das máquinas existentes nas empresas, etc.

Nunca opere e/ou faça manutenção em equipamento / máquina sem que sua proteção esteja no lugar adequado, dessa forma você estará colaborando para a redução e ou eliminação dos acidentes.

Pense nisso!



Comentários

Postagens mais visitadas

O USO DO LEITE COMO DESINTOXICANTE NAS INDÚSTRIAS – DDS.

Fábula da xícara cheia – DDS de reflexão.

QUANTO CUSTA UM ACIDENTE? – DDS