Nossa homenagem aos trabalhadores.




O trabalho é a busca do alento, do conforto, da sobrevivência e de vencer obstáculos, buscar o pão, trabalhar com alegria na divina tarefa diária, conforta, alegra e possibilita a conquista de seu espaço, abre portas e realiza seus sonhos. Trabalhar não é sacrifício, não é tortura, pode ser algo prazeroso. Permite toda uma estrutura profissional, te fazendo brilhar e ser um vencedor competente e alegre.

Com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto os movimentos trabalhistas. Em 1917 houve uma Greve geral e com o fortalecimento da classe operaria, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo presidente Artur Bernardes em 1925. Até o início da era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país.

Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como o Dia do Trabalhador.

O caráter massificador do Dia do Trabalhador no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que o governo neste dia anuncia o aumento anual do salário mínimo.

Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi à criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

Trabalhador, uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas comuns, nenhuma máquina pode fazer o trabalho de um só Prevencionistas.

Pense nisso!

Feliz Dia do Trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.