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Adultos são vítimas de bullying e têm carreira prejudicada.

Nunca se falou tanto em bullying. Mas a prática de agredir alguém (verbal, física ou psicologicamente) não é comum somente nas escolas. Gente que há muito tempo passou dessa fase usa esse artifício para neutralizar o desempenho e autoestima de colegas no meio corporativo. São profissionais que costumam ter atitudes nada louváveis e incompatíveis com seu currículo, como isolar um colega, zombar de alguma característica, inventar fofocas, boicotar em reuniões ou ridicularizá-lo por sua orientação sexual, política ou religiosa. É óbvio que pessoas que passam tantas horas por dia em uma mesma empresa tendem a desenvolver vínculos que, uma vez ou outra, acabam descambando para o gracejo ou a gozação explícita. No caso do work place bullying (sim, a prática já ganhou nome próprio), porém, as piadas são feitas com o objetivo de ferir a autoconfiança alheia ou se exibir para o resto da equipe. "Aspectos intelectuais nem sempre estão ligados ao desenvolvimento emocional....

Medidas de prevenção de riscos ambientais no âmbito da relação de emprego.

O empregador tem o dever de se antecipar aos riscos ambientais do trabalho, indo além das exigências literais das normas de segurança, higiene e medicina do trabalho. A Norma Regulamentadora nº. 09 da Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego dispõe que o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas: a) Antecipação e reconhecimento dos riscos;  b) Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;  c) Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;  d) Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;  e) Monitoramento da exposição aos riscos;  f) Registro e divulgação dos dados. Logo, cabe ao empregador antecipar-se na prevenção do aparecimento de doenças do trabalho ou doenças profissionais, devendo para tanto analisar projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou, modificar os já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medid...

Assunto: O sucesso consiste em não fazer inimigos - DDS.

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras: Regra número 1: Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.  Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2008. Regra número 2: A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo.  Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros. Regra número 3: Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo, mas isso só dura até um dos dois mudar de emp...

DINHEIRO X CONTAMINAÇÃO X BACTÉRIAS X HIGIÊNE - DDS.

Quando manipulamos dinheiro temos que estar atentos, pois podemos nos contaminar através dele, principalmente as moedas e as notas sujas ou coladas com fita. As notas e moedas normalmente estão contaminadas com várias espécies de microorganismos que até são normais na flora intestinal, mas que pode prejudicar a saúde do homem. Pesquisas recentes afirmam que em uma nota de R$ 1, existem cerca de 247,25 micróbios por centímetro quadrado. Desses micróbios, 42% são do tipo estafilococo, uma bactéria que pode causar inflamações nos ouvidos e intoxicação alimentar. As cédulas ou moedas contaminadas normalmente são manuseadas por pessoas que muitas vezes, tocam nos alimentos e no dinheiro ao mesmo tempo, como por exemplo, em Bares, Padarias; Açougues, Etc. Cuidados que diminui os riscos de contaminação: Preferira notas plásticas, já que estas possuem uma contaminação menor que as notas de papel; Evitar que o dinheiro caia no chão; Aumentar a freqüência da substituição do dinheiro em ...

Saiba aproveitar a vida! Reflexão/Auto-Ajuda.

Não sei se por questões culturais, religiosas ou pessoais, ou talvez seja por todas elas juntas, mas o fato é que, por mais estranho e paradoxal que pareça, a maioria das pessoas desperdiça o convite que recebeu ao nascer e, negligenciam a oportunidade de aproveitar a grande festa chamada Vida!   A excêntrica tia Mame, do filme Auntie Mame (1958), repete uma assertiva que, desde a primeira vez que ouvi, achei de uma medida perfeita e urgente. Embora possa parecer agressiva num primeiro momento, ela é, acima de tudo, provocativa – um convite à reflexão e um apelo ao abandono de uma das maiores ilusões do ser humano: a de que viver e amar tem a ver, fundamentalmente, com sofrer.   A frase é: “A vida é um banquete maravilhoso e a maioria dos idiotas continua morrendo de fome”!   Prefiro acreditar que você não se julgue – pelo menos não o tempo todo – um idiota. Mas certamente, em algum momento, após ter feito algo que rendeu prejuízos, sobretudo a si mesmo, já se sentiu ...

Empresa é condenada por não proporcionar ambiente de trabalho saudável e equilibrado.

O meio ambiente de trabalho saudável e equilibrado é direito de todo trabalhador, pois nele o empregado passa grande parte de sua vida, buscando os recursos necessários à sua subsistência, é por essa razão que a Constituição da República contém vários dispositivos visando à proteção desse local. Além das normas previstas no artigo 7º, a Carta Constitucional assegurou, no artigo 196, a saúde como direito de todos e dever do Estado, para, logo em seguida, no artigo 200, inciso VIII, estabelecer que o sistema único de saúde deve colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Nem sempre um ambiente de trabalho fisicamente perfeito é saudável para o trabalhador, questões de ordem moral e psicológica podem comprometê-lo negativamente. O tema ganha grande importância nas sociedades capitalistas, pois é na força de trabalho, própria ou alheia, que esse tipo de sistema econômico se sustenta. Nesse meio surgem novos riscos, até pouco tempo desconheci...

ERGONOMIA – DDS.

Tradicionalmente conceitua-se Ergonomia como o conjunto de ciências e tecnologias que visam proporcionar ambientes de trabalho confortáveis e produtivos, basicamente, por meio da adequação das condições de trabalho às características do ser humano.  Na realização dos estudos ergonômicos visando a implantação de postos de trabalho devem ser observados aspectos como as condições ambientais. Elas podem ser verificadas pelo nível de iluminação, temperaturas, umidade do ar, freqüência de renovação de ar, entre outras no ambiente de trabalho. Além da avaliação do próprio ambiente de trabalho é necessário ainda que sejam considerados três outros aspectos de suma importância na área da segurança laboral:  Esforço Físico;  Posição requerida pelas tarefas; Quantidade de repetições das operações. Somente a avaliação conjunta de todos estes fatores associados e à própria condição do ser humano é que permitirão um melhor diagnóstico de cada posto de trabalho quanto à sua adequa...

Qual é o seu talento?

Se você não consegue responder com a mesma presteza com que diria o nome do seu time do coração ou da sua musica preferida, não significa que você não seja uma pessoa talentosa. Essa é uma pergunta que mais de 90% das pessoas não teriam resposta na ponta da língua. Mas é algo para se pensar, em uma sociedade que se acostumou a valorizar as pessoas talentosas e que as empresas dizem que se dedicam a contratar, atrair, desenvolver e reter, parece que não identificar em você mesmo um talento especial transformou-se numa espécie de pecado capital.  Para desmistificar o assunto é útil lembrar alguns princípios: Ter talento não significa nascer com uma inteligência superior, uma habilidade artística ou uma qualidade única. Talento não é dom, não nasce com a pessoa, e sim é desenvolvido com a prática, o que demanda tempo e persistência. Toda pessoa tem a capacidade inata de aprimorar e tornar-se muito boa em algum tema ou atividade e ser considerada um talento. Encontrar o seu pró...

SUMULA 339 - CIPA X SUPLENTE - GARANTIA DE EMPREGO.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 25 e 329 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005. I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no artigo 10, II, "a", do ADCT a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. (ex-Súmula nº 339 - Res. 39/1994, DJ 22.12.1994 - e ex-OJ nº 25 da SBDI-1 - inserida em 29.03.1996). II - A estabilidade provisória do Cipeiro não constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razão de ser quando em atividade a empresa.  Extinto o estabelecimento, não se verifica a despedida arbitrária, sendo impossível a reintegração e indevida a indenização do período estabilitário. (ex-OJ nº 329 da SBDI-1 - DJ 09.12.2003). Breve Histórico: Súmula mantida - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Redação original - Res. 39/1994, DJ 20, 21 e 22.12.1994. CF.88 de nº 339 CIPA. Suplente. Garantia de emprego.  O...

A Advocacia-Geral da União promove Dia de combate a acidente de trabalho - Ótimo exemplo..

Pelo terceiro ano consecutivo, a Advocacia-Geral da União vai promover o ajuizamento coletivo de centenas de ações regressivas acidentárias no dia 28 de abril.  A data foi instituída pela Procuradoria-Geral Federal em virtude do "Dia Nacional de Combate aos Acidentes do Trabalho".  As ações regressivas buscam ressarcir os cofres públicos dos valores gastos em razão de acidentes do trabalho ocorridos por descumprimento das normas de segurança.  As unidades de cobrança da PGF vão priorizar a análise dos casos de acidentes fatais ou graves.  O trabalho será feito em conjunto com os demais órgãos parceiros que contribuem para essa atuação, em especial o Ministério do Trabalho e Emprego. Durante o ano de 2010, foram ajuizadas 384 ações e em 2009, 488.  Desde que foi criada, a PGF já ajuizou aproximadamente 1.250 ações regressivas acidentárias, gerando expectativa de ressarcimento que supera a cifra de R$ 200 milhões. "Muito além do ressarcimento a...