Quem deve ser o responsável pelo eSocial?




Como já sabemos, o eSocial é um programa do Governo Federal que visa integrar os sistemas de Departamento Pessoal e RH das empresas com as Instituições governamentais, visando a geração de informes trabalhistas mais completas e seguras. 

Veja abaixo as 15 informações que serão de ser prestadas ao governo: 

Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT (CAGED, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Livro de Registro de Empregados (LRE), Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Comunicação de Dispensa (CD), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF,) Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), Quadro de Horário de Trabalho (QHT, Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD, Folha de pagamento, Guia de Recolhimento do FGTS (GRF, Guia da Previdência Social (GPS). 

Dessa forma, concluímos que o envio dos dados não é uma coisa complexo, mas requer uma atenção maior entre empresa e a contabilidade. 

A transmissão de informações terá uma recorrência maior e demandará muito mais atenção ao cumprimento dos prazos previstos, assim sendo, o envio de tal informação deverá ficar sob a responsabilidade de quem elabora a folha de pagamento no RH. 

Dessa forma e, já respondendo a indagações de alguns seguidores deste blog, tenho o seguinte a verbalizar: 

È uma atividade nova na empresa, pelo o acima exposto, não deverá ser assumido pelo SSMT da empresa, os profissionais Técnicos devem se limitar apenas a fornecer as informações para alimentar o sistema do eSocial e nada mais.

Essa postagem está relacionada a anúncios de empregos que tive a oportunidade de ler os quais solicitam além das qualificações profissionais do Técnico, darão preferência para os possuidores do curso de eSocial. 

“Não permita desvio funcional”, você é um Profissional Técnico Qualificado”. 

Marcio Santiago Vaitsman



Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.