Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

6 de dezembro de 2015

Excesso de “Vai que dá”.

Se você correr no tio Google e fizer uma busca rápida relacionada a vídeos sobre acidente do trabalho vai ficar pensando assim:
 
Como é que o ser humano chegou ao topo da cadeia alimentar?
 
Nestes vídeos vamos visualizar várias ações absurdas e não é preciso ser nenhum especialista para concluir que o resultado mais provável sempre seria o de um acidente.
 
Em um dos vídeos o trabalhador está demolindo uma laje, porém ele está sobre a laje! Em outro, o trabalhador carrega uma carga superior ao limite do equipamento para transporte e tudo vem abaixo. E em outros vejo pessoas que acreditam ter asas.
 
Mas porque isto ocorre?
 
Podemos fazer uma lista de motivos, mas um deles é a falta de planejamento.
 
Quando fazemos uma atividade sem planejamento vamos depender de muita sorte para termos um resultado satisfatório (e eu não acredito em sorte). Em geral, o “profissional” não sabe a carga, não sabe a resistência, não sabe a tração, não sabe tensão, ou seja, a única coisa que ele sabe é que o colega do lado está lhe dando o estímulo dizendo: “vai que dá”.
 
É preciso um pouco menos deste otimismo inconsequente e entender que uma atividade sem planejamento pode ser a causa de um braço mutilado, do corte em uma perna ou mesmo da morte de um trabalhador.
 
Não podemos trabalhar considerando apenas o dimensionamento do Vai Que Dá!
 
 
J.O Segurito.
 
 
Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.