O que significa ser resiliente na vida profissional?




Muito se fala sobre resiliência e a importância dela para aumentar o desempenho no trabalho. Há, inclusive, uma discussão sobre a resiliência ser até mais importante que o talento na busca pelo tão desejado sucesso profissional.

Mas o que significa ser resiliente?

Andei pesquisando várias definições sobre essa competência tão fundamental. A que melhor se encaixou naquilo que acredito é dada pelo Instituto Johnson e Johnson de Perfomance Humana, sediado na Flórida, nos Estados Unidos.

Para eles, resiliência é a capacidade de constantemente se recuperar, se adaptar e evoluir quando se passa por um momento de estresse. Na sua opinião, é possível aumentar sua resiliência alternando e equilibrando momentos de estresse diários com atividades de recuperação.

Esse instituto, que tem profissionais que trabalham com atletas de alto rendimento e executivos de destaque no mundo corporativo, defende que o conceito de evolução de uma competência como resiliência está espelhado na maneira como desenvolvemos nossa massa muscular. Para desenvolvermos determinado músculo, é necessário estressá-lo com uma sobrecarga de peso, por exemplo. Após varias repetições, sentimos o músculo pesado enrijecido. O crescimento ocorre, no entanto, não nos períodos de exercício, mas quando os alternamos com períodos de descanso ou recuperação.

O mesmo princípio, segundo o Instituto de Performance Humana, vale para uma competência que gostaríamos de desenvolver. Seguindo esse conceito, quem quiser desenvolver a resiliência deve sempre procurar refletir, em um lugar tranquilo, sobre seus aprendizados em momentos de estresse.

A cada momento estressante, como uma reunião difícil com seu chefe, estabeleça um período para refletir sobre a situação depois, o que aprendeu com ela e o que pode fazer diferente em uma nova oportunidade.

Isso é praticar resiliência. Ao inserir um momento de reflexão ou recuperação após um momento de estresse no seu dia a dia, sua capacidade de suportar, adaptar, aprender e evoluir aumenta. Vale para momentos difíceis no plano pessoal e profissional.

Não conheço um atleta ou executivo de destaque que não seja altamente resiliente. Praticar resiliência conscientemente aumenta o desempenho. Então, se quer chegar mais alto, incorpore essa prática no seu dia a dia. Grandes campeões usam situações de estresse como energia para alimentar as suas próximas etapas de evolução.

Valor Econômico




Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.