RECICLAGEM DE MATERIAIS – DDS.
Nos atuais dias de problemas e crises energéticas, os três "Erres" têm ganhado uma nova conotação: Rever, Reutilizar e Reciclar.
Se estes três forem praticados por qualquer um, desde a dona-de-casa, passando pelas grandes corporações, autoridades locais e departamentos governamentais, nós, seguramente, trilharemos um próspero caminho, no intuito de reduzir as perdas e economizar valiosa energia e também recursos naturais/ materiais.
Para entender esses itens, vamos olhar mais de perto para cada "Erre".
Rever
Compre e use só o que seja realmente necessário para o consumo pessoal. Desta forma, gerará um montante igual de restos e perdas.
Reutilizar
Antes de jogar fora roupas usadas, brinquedos, enfim qualquer coisa dê outra olhada e veja se você pode reutilizar algo.
Faça perguntas. Será que isto serve para alguma coisa? Alguém pode precisar disto ou reutilizar isso? Assim, ao invés de comprar um novo, reaproveite o que ainda permite ser usado.
Reciclar
O que escrevo só é possível graças aos livros que foram reciclados e que me servem de base bibliográfica para este breve DDS. Isso demonstra que uma maior economia dos recursos pode ser feita.
Pretendemos dirimir, neste DDS que, seguindo passo a passo, diversos estágios e funções necessárias, é possível montar um esquema de reciclagem adequado para a sua área.
Existem inúmeros sistemas que podem ser usados para reciclagem e estes podem ser separados em duas grandes classificações:
Sistemas de alta tecnologia apresentam altos custos e importam tecnologia. Este tipo de sistema é inadequado para o caso brasileiro.
Acreditamos que a melhor alternativa para o presente caso seja a reciclagem através do sistema de baixa tecnologia.
Por exemplo, separando os resíduos e materiais domiciliar e industrial, poderemos alcançar grandes metas em benefício do meio ambiente..
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.