Uso de máscara facial visto por outro ângulo.
Por observação pratica minha, uma das dificuldades do Técnico em Segurança do Trabalho de um modo geral sempre tiveram dentro das empresas, é a de proceder a conscientização dos colaboradores no uso de máscara facial principalmente nas atividades relacionadas a construção civil e varredura.
Com o advento da epidemia da Covide-19, esta pratica passou a ser normal porque na realidade é parte de uma estratégia abrangente na medida para suprimir a transmissão do coronavírus no mundo e salvar vidas, o povo em sua grande maioria, incorporou essa pratica do uso de máscara facial sem maiores problemas.
Na realidade, sabemos que o uso de máscaras faciais não é nada confortável, pois, permanecer de máscara no rosto, suado em dias quentes durante o período da realização de uma atividade, mas, ainda assim, ela é uma das principais formas de prevenção e proteção do sistema respiratório e evitando doenças ocupacionais e hoje, o coronavírus que assola o mundo.
Acho que não precisamos comentar que para os fins de aplicação da Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Meu objetivo nesta postagem é enfatizar a importância da conscientização para o uso de máscaras dentro das empresas igual à que hoje está sendo feito pela imprensa mundial visando a prevenção e contagio do Coronavírus.
Temos ciência que a imprensa exerce um papel que vai além da simples tarefa de informar e conscientizar diariamente a população e dentro deste contexto, venho questionar porque a Segurança do Trabalho é tratada de forma secundaria ou mesmo banida pela imprensa brasileira, porque não dar maior visibilidade aos assuntos de Segurança e Prevenção no Trabalho de forma nacional pelos meios de comunicação, este tema tão importante, sem dúvidas ajudaria a redução dos infortúnios laborais no Brasil e a preservação de vidas.
O que posto hoje reúne elementos básicos para você inicialmente refletir e, depois, começar a agir e exigir da imprensa e do governo, que seja feito Campanhas Nacional de Prevenção de Acidentes através dos meios de comunicação e não apenas noticiar tragédias que ocorrem diariamente com o nosso trabalhador.
Marcio Santiago Vaitsman
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.