Será essa a causa do desprezo pela Prevencão?

 

Amigos profissionais técnicos em segurança do trabalho, vejam como estamos atrasados na área da prevenção e como algumas empresas tratam tão importante assunto. Se tivéssemos uma fiscalização decente e eficiente, provavelmente essa ocorrência poderia ter sido evitada.

A Justiça do Trabalho de São Paulo condenou uma rede de hipermercados de grande porte ao pagamento de danos morais a uma ex-empregada, que ocupava o cargo de confeiteira, por oferecer situações graves de segurança, higiene e saúde mental no ambiente de trabalho.

Morcegos, baratas, insetos, EPIs coletivos e até “quartinho da humilhação” foram constatados no local de labor, entre outros. Tudo isso com ciência dos superiores hierárquicos. “Saltam aos olhos as irregularidades cometidas pelo empresário relacionadas à higiene e segurança do trabalho.

Perícia realizada no local constatou ainda que, além de coletivos, os EPI’s fornecidos eram insuficientes para que a autora pudesse realizar seu trabalho em segurança. Ela entrava diariamente em câmera fria sem a devida proteção, usando somente jaqueta térmica, e era exposta constantemente a agente inflamável em recinto fechado sem a devida segurança, a empresa foi multada e ainda deverá pagar  adicional de insalubridade e periculosidade.

Infelizmente, esse é o nível de grande parte do empresário brasileiro, por esse e outros motivos, as multas relacionadas a Segurança e Higiene deveriam ser triplicadas.

Prejuízo que também poderia ter sido evitado se o empresário tivesse consciência e contratasse o profissional técnico em segurança do trabalho, infelizmente parece que preferem pagar as multas ou mesmo ter o nome de seu estabelecimento exposto negativamente na mídia.



Comentários

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

Dicas para entrevista de emprego.

Próatividade - DDS.