DESABAFO DE UM TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
Dia 13/02/2022, às 23:59 minutos, termina pela segunda vez consecutiva, a consulta pública do AIR da NR-4.
Minha pergunta é quantos dos componentes do SESMT leram, avaliaram e deram sua contribuição para melhorar a nossa participação como atores do processo, considerando que uma das justificativas do governo na Análise do Impacto Regulatória é justamente a “baixa efetividade das ações de proteção da segurança e da saúde do trabalhador” (grifo meu).
Técnicos de Segurança do Trabalho são mais de 100.000 no Brasil, então por que, segundo soube, a maioria das “sugestões” vem de ergonomistas, higienistas, psicólogos, tecnólogos, fisioterapeutas, etc.? Nada contra, é direito de todos, mas onde está a infantaria da prevenção dos acidentes no Brasil, os TSTs?
Entendo, isso é problema para os representantes das categorias, dos sindicatos, mas que ação e pressão teria uma entidade como por exemplo, o SINTESP - Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho o Estado de São Paulo, se dos 5.000 associados, hoje não chega a 500 e caindo, não sendo sequer reconhecido sua importância na manutenção do piso dos profissionais, como o maior a nível de formação em 2º grau pelo menos em SP, mantido a duras lutas anualmente nas convenções coletivas?
Como aceitar essa “moeda de troca” de, ou terceiriza o SESMT ou substitui os integrantes do quadro obrigatório por outros “profissionais”, talvez por incompetência da nossa gestão, segundo avaliam, sem levar em consideração a efetiva ação na redução do número de acidentes de trabalho de 17% para 2%, desde sua implantação até os dias de hoje?
Perdoem pelo desabafo, mas com meus 72 anos de idade e mais de 40 deles no exercício da profissão como um sacerdócio, com amor e dedicação pela causa, zelando pela integridade física e batalhando por melhor qualidade de vida do meu semelhante e do seu meio ambiente de trabalho, estou me sentindo cansado e desanimando, carregando em meus ombros a verdade e a certeza que o leite uma vez derramado, não mais poderá ser recuperado.
Secretário Geral – SINTESP
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.