DESABAFO DE UM TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

 

 

Dia 13/02/2022, às 23:59 minutos, termina pela segunda vez consecutiva, a consulta pública do AIR da NR-4.


Minha pergunta é quantos dos componentes do SESMT leram, avaliaram e deram sua contribuição para melhorar a nossa participação como atores do processo, considerando que uma das justificativas do governo na Análise do Impacto Regulatória é justamente a “baixa efetividade das ações de proteção da segurança e da saúde do trabalhador” (grifo meu).


Técnicos de Segurança do Trabalho são mais de 100.000 no Brasil, então por que, segundo soube, a maioria das “sugestões” vem de ergonomistas, higienistas, psicólogos, tecnólogos, fisioterapeutas, etc.? Nada contra, é direito de todos, mas onde está a infantaria da prevenção dos acidentes no Brasil, os TSTs?


Entendo, isso é problema para os representantes das categorias, dos sindicatos, mas que ação e pressão teria uma entidade como por exemplo, o SINTESP - Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho o Estado de São Paulo, se dos 5.000 associados, hoje não chega a 500 e caindo, não sendo sequer reconhecido sua importância na manutenção do piso dos profissionais, como o maior a nível de formação em 2º grau pelo menos em SP, mantido a duras lutas anualmente nas convenções coletivas?


Como aceitar essa “moeda de troca” de, ou terceiriza o SESMT ou substitui os integrantes do quadro obrigatório por outros “profissionais”, talvez por incompetência da nossa gestão, segundo avaliam, sem levar em consideração a efetiva ação na redução do número de acidentes de trabalho de 17% para 2%, desde sua implantação até os dias de hoje?


Perdoem pelo desabafo, mas com meus 72 anos de idade e mais de 40 deles no exercício da profissão como um sacerdócio, com amor e dedicação pela causa, zelando pela integridade física e batalhando por melhor qualidade de vida do meu semelhante e do seu meio ambiente de trabalho, estou me sentindo cansado e desanimando, carregando em meus ombros a verdade e a certeza que o leite uma vez derramado, não mais poderá ser recuperado.


Autor: Sebastião Ferreira da Silva
Secretário Geral – SINTESP


Comentário este blog:

 

Me parece que está acontecendo com os Técnicos em Segurança do Trabalho é uma apatia pela profissão que é a fonte de renda que proporciona levar o leite e o pão para casa, porém, é exatamente o que a anos vimos alertando a classe, estão deixando que outros profissionais decidam os destinos de nossa profissão de técnico em segurança do trabalho.

É um absurdo, uma desunião total e pior, falta de interesse. Tenho certeza que a maioria desses profissionais de segurança nem sabem o que está rolando para prejudicar a classe, serão pegos de surpresa, aí, não adianta reclamar o leite derramado.

Tentar não significa que você vai conseguir.......mas todos os que conseguiram, um dia tentaram!

Meu amigo Técnico em Segurança do Trabalho, parem de reclamar, de esperar que algo caia do céu, vai à luta, tente também fazer algo por você e, pela sua profissão para não se arrepender depois.

Administrado do blog.
Marcio Santiago Vaitsman



Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.