Utilidade Pública - Dia de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022, não é feriado.
Dia de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo não é feriado. Apesar de alguns municípios brasileiros terem decretado ponto facultativo, as datas em que o Brasil entrar em campo durante o Mundial continuam sendo consideradas dias úteis.
Os três primeiros jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar serão em dias da semana e no período da tarde. Nesta primeira fase, dois jogos serão disputados às 16h, e um deles, às 13h, no horário de Brasília.
Segundo especialistas, a legislação trabalhista não prevê obrigação de a empresa dispensar os funcionários no dia do evento. No entanto, é possível negociar folgas ou combinar uma jornada de trabalho menor para conseguir acompanhar os jogos.
Ponto facultativo em algumas cidades, folga no dia de jogo pode ser negociada entre empresas e funcionários.
ACORDO ENTRE EMPREGADOR E FUNCIONÁRIOS É A MELHOR SAÍDA.
O acordo acaba sendo a melhor solução, já que obrigar os trabalhadores a manterem o expediente nos dias de jogos pode desestimular a equipe.
FALTA NÃO JUSTIFICADA PODE GERAR DESCONTO NO SALÁRIO.
Como os dias em que a seleção brasileira entra em campo não são considerados feriados no Brasil, faltar ao trabalho para assistir aos jogos pode acarrear consequências para o trabalhador.
"Em regra, qualquer falta injustificada possibilitará o respectivo desconto da jornada de trabalho", além de ter o dia de trabalho descontado, ele também pode ficar sem a remuneração referente ao dia do descanso semanal, por descumprir as condições para ter direito a essa remuneração.
Mas apesar dessas consequências, a falta injustificada não é razão para uma dispensa por justa causa.
DIFERENÇA ENTRE PONTO FACULTATIVO E FERIADO.
Uma forma de transformar os dias de jogos da seleção em feriados seria por meio de decreto, seja federal, estadual ou municipal.
"Neste caso, o empregado teria direito a folgar, sob pena de as horas trabalhadas no referido dia serem devidas em dobro, nos termos da lei 605/49".
Algumas cidades brasileiras já consideraram os dias de jogo do Brasil como ponto facultativo, liberando os servidores municipais do trabalho.
Diferentemente do feriado, o ponto facultativo é ato administrativo que dispensa do trabalho os servidores públicos nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Mas a definição do ponto facultativo não se estende para as empresas privadas.
"O ponto facultativo não se enquadra como direito do trabalho, mas sim como direito administrativo".
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.