Porque os índices de acidentes do trabalho vêm aumentando tanto em nossos pais? Breve reflexão



Dados do INSS registraram 603.825 mil acidentes e 2.694 óbitos ao trabalho no Brasil em 2023. Como podemos observar os acidentes do trabalho no Brasil são alarmantes e estão aumentando assustadoramente. Porque será ?

Existem hoje diversas ferramentas de prevenção de acidentes disponível no mercado, diferentemente de alguns anos atrás onde a classe prevencionistas não dispunha de tanta tecnologia e inovação pratica que permitisse estancar de imediato o infortúnio laboral, sendo que tínhamos um índice absurdo de acidentes do trabalho, inclusive considerado o maior do mundo com prejuízos enormes para a força de trabalho e para o cofre público brasileiro, passado décadas a situação continua a péssima.

Hoje, podemos destacar a proliferação de centenas de curso profissionalizantes, de capacitação e vários outros recursos disponíveis para o SST tais como: treinamentos, diálogos de segurança; análises de riscos; checklists; inspeções diárias; comunicação visual, Analise Preliminar de Risco, Sistema Integrado de Gestão de Mudanças e Novas Tecnologias, Inteligência Artificiais, um montão de Normas Regulamentadoras, E­­‑sociais etc. que chega limitar a presença e agilidade do profissional na área devido a burocracia que requer atualmente a área de Segurança e Higiene do Trabalho. O que exponho para sua reflexão é que seja feito um estudo sério de algo que venha efetivamente colaborar com a diminuição dos acidentes e não a persuasão dos profissionais a enriquecer currículos com matérias que embora relacionado ao acidente do trabalho, serve para encher o ego de alguns, mas não colaboram efetivamente para a diminuição dos mesmos.

Logico que novas tecnologias são benvindas em qualquer área de atuação, mas, se compararem a quantidade de trabalhadores do passado com a atual, podemos constatar o aumento substancial dos acidentes no Brasil mesmo com tanta tecnologia disponível, porque será?

Creio eu, que grande parte das empresas brasileiras não está tecnicamente preparada para toda essa inovação, talvez por falta de habilidade profissional para absorver novas tecnologias e/ou das próprias empreses que de modo geral não valorizam seus profissionais de Segurança do Trabalho.

Marcio Santiago Vaitsman

Comentários

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

Dicas para entrevista de emprego.

Próatividade - DDS.