LIMPEZA DE TAMBORES – BOM DDS.

 

Um ponto a ser sempre lembrado quando limpar um tambor contendo ou que conteve líquido inflamável é que, embora você ache que tirou todo o líquido, ele o tambor está isento de perigo.

ERRADO, o tambor nunca é esvaziado completamente porque o vapor permanece depois de ter retirado todo o líquido. Este vapor se mistura com o ar dentro do tambor e enche o espaço vazio.

Está mistura de vapor e ar pode produz explosões. E está combinação é a mesma que explode no motor de seu carro quando você dá a partida.

Você tem apenas de se lembrar de que qualquer tambor usado para estocar líquido inflamável - gasolina, óleo diesel, álcool, solventes e assim por diante - é uma bomba armada, apenas esperando que você cometa um erro se manuseá-lo incorretamente. Desta forma, antes de usar um tambor velho limpe-o completamente antes de realizar qualquer trabalho de reparo, principalmente se for necessário fazer soldagem.

Eis aqui os procedimentos para limpeza de um tambor que conteve líquidos inflamáveis:

- Remova todas as fontes de ignição ou calor da área em que for abrir tambores velhos. Isto inclui interruptores e lâmpadas elétricas desprotegidas. Se as fontes não puderem ser removidas, faça o trabalho numa área onde não estejam presentes. Use somente lâmpadas de extensão, a prova de explosão;

- Use vestuário de segurança requerido, isto inclui botas de borracha, avental, luvas de borracha ou asbestos;

- Retire os tampões com uma chave de boca longa e deixe o resíduo do líquido drenar totalmente;

- Use uma lâmpada a prova de explosão para inspecionar o interior do tambor quanto a presença de trapos, ou outros materiais que possam impedir a drenagem total;

- Drene o tambor durante mais de cinco minutos. Isto deve ser feito colocando o tambor numa prateleira de cabeça para baixo apoiado em algum suporte. Deixe-o drenar, certificando-se de que o tampão fica na parte mais baixa. Aplique vapor durante 10 minutos;

- Coloque uma solução cáustica e gire o tambor por 5 minutos. Martele o tambor nas laterais com uma marreta de madeira com vapor quente;

- Lave o tambor com água quente, deixando toda a água drenar pelo tampão;

- Seque o tambor com jatos de vapor;

- Após secá-lo, inspecione-o cuidadosamente para certificar-se de que esteja limpo, usando uma lâmpada à prova de explosão. Se não estiver, lave-o novamente a vapor. Faça sempre um novo teste antes de começar qualquer soldagem no tambor, mesmo se ele foi limpo e testado anteriormente.


Lembre-se  "Os Acidentes Acontecem, Onde A Prevenção Falha".



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