Você está sabendo que as empresas apartir de 2025 terão que avaliar riscos psicossociais.
Vale lembrar que apartir de maios de 2025, as empresas brasileiras terão que incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
A mudança destaca que riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos empregadores como parte das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores. Riscos psicossociais estão relacionados à organização do trabalho e às interações interpessoais no ambiente laboral.
Incluem fatores como metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho. Esses fatores podem causar estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental nos trabalhadores.
A NR-1 já exigia que todos os riscos no ambiente de trabalho sejam reconhecidos e controlados.
Dessa forma, os empregadores devem identificar e avaliar riscos psicossociais em seus ambientes de trabalho, independentemente do porte da empresa, caso identificados, será necessário elaborar programar e planos de ação, incluindo medidas preventivas e corretivas, como reorganização do trabalho ou melhorias nos relacionamentos interpessoais.
A fiscalização será realizada pelo de MTE forma planejada e por meio de denúncias.
Com essa atualização da NR-01, o MTE busca consolidar a gestão de riscos psicossociais como parte integral das estratégias de SST, promovendo ambientes mais seguros e saudáveis para todos.
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