Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

6 de junho de 2016

Obstáculos para os agentes químicos.


A principal rota de entrada dos agentes químicos no organismo é por via respiratória. No entanto, vários fatores influenciam neste processo. Um deles é a concentração do contaminante no ar.

É óbvio que quanto maior a quantidade de um determinado agente no ar, maior será a probabilidade de absorção no organismo. Porém, mesmo com uma mesma concentração duas substâncias podem ter absorções diferentes, pois temos outros fatores que irão interferir.

Por exemplo, há a influência da forma física da substância que pode se apresentar em forma de moléculas individuais (gás ou vapor) ou em grupo de moléculas (sólidos ou líquidos). Além da forma, temos também a solubilidade do agente que também é determinante na absorção.

Em relação a esta solubilidade podemos ter substâncias lipossolúveis (solúveis em óleos e graxas) e hidrossolúveis (solúveis em água).

Para entendermos a importância desta característica precisamos saber que antes de chegar ao pulmão o sistema respiratório é coberto com uma camada aquosa, que possibilita a penetração de substâncias hidrossolúveis, mas atua como uma barreira para as substâncias lipossolúveis.

Por fim, temos também a vazão respiratória do trabalhador exposto como fator que influencia na absorção, pois de acordo com a atividade realizada haverá um aumento da quantidade de ar inspirado, com consequente maior contaminação deste trabalhador.

O Segurito.


Para uma categoria profissional a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado e, quem não luta pelo seu direito, não é digno dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.