ALERTA PREVENTIVO – DDS.
O Alerta Preventivo é ferramenta fundamental na comunicação de
prevenção dos acidentes dentro de uma unidade organizacional.
Trata-se da comunicação imediata de potencial de riscos observados em
um ambiente de trabalho.
Em várias outras empresas, essa ferramenta possui outros nomes podendo
ser chamada de Relatório de Não Conformidade ou mesmo Comunicação de Riscos.
É uma metodologia pela qual os empregados ao observarem determinado
risco na atividade, levam ao conhecimento da Segurança do Trabalho para que
seja providenciada a eliminação ou neutralização na maior brevidade possível.
Os gerentes e/ou responsáveis de área disponibilizam recursos para que
sejam dadas condições de solução do problema, enquanto a Segurança do Trabalho
assessora no tratamento da medida.
É importante lembrar que se existem condições de risco que surgem
durante a realização de determinado serviço que está sendo executado, assim
sendo, devemos orientar as pessoas envolvidas que neste momento, a supervisão
deverá ser comunicada do problema para que não venha a causar acidente.
Não espere o acidente acontecer para que seja emitido um Alerta
Preventivo, seja pró-ativo em suas decisões, e elimine diretamente as condições
inseguras responsáveis por graves acidentes do trabalho.
Pratique essa ideia!
"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus
amigos e um dia verá que essa sua atitude fará parte da sua história”.
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