ALERTA PREVENTIVO – DDS.

O Alerta Preventivo é ferramenta fundamental na comunicação de prevenção dos acidentes dentro de uma unidade organizacional.

Trata-se da comunicação imediata de potencial de riscos observados em um ambiente de trabalho.

Em várias outras empresas, essa ferramenta possui outros nomes podendo ser chamada de Relatório de Não Conformidade ou mesmo Comunicação de Riscos.

É uma metodologia pela qual os empregados ao observarem determinado risco na atividade, levam ao conhecimento da Segurança do Trabalho para que seja providenciada a eliminação ou neutralização na maior brevidade possível.

Os gerentes e/ou responsáveis de área disponibilizam recursos para que sejam dadas condições de solução do problema, enquanto a Segurança do Trabalho assessora no tratamento da medida.

É importante lembrar que se existem condições de risco que surgem durante a realização de determinado serviço que está sendo executado, assim sendo, devemos orientar as pessoas envolvidas que neste momento, a supervisão deverá ser comunicada do problema para que não venha a causar acidente.

Não espere o acidente acontecer para que seja emitido um Alerta Preventivo, seja pró-ativo em suas decisões, e elimine diretamente as condições inseguras responsáveis por graves acidentes do trabalho.

Pratique essa ideia!


"Prevencionista, se você gostou, compartilhe esse blog com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fará parte da sua história”.


Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.