COMO O SESMT DA EMPRESA PODE TOMAR MEDIDAS PREVENTIVAS PELA CONTAMINAÇAO DO COVID-19, E MELHORAR A CONSCIENTIZAÇÃO DOS COLABORADORES

 

Os profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho, como medida preventiva, podem adotar métodos de prevenção nas empresas, baseados em estudos já definido em diversos países.

Um dos métodos de contaminação que sabidamente facilita a transmissão ambiental do COVID-19 em que o vírus pode ser mantido por horas ou até dias são as superfícies, as Empresas como possuem vários colaboradores que utilizam o mesmo ambiente deve tomar medidas preventivas para esse risco associado.

 

Um estudo foi realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton. O trabalho avalia a resistência do vírus em cinco materiais diferentes, e mostra que o novo coronavírus fica “mais estável” em plástico e aço inoxidável, que são materiais bastante utilizados no dia a dia da população.

Veja o tempo de sobrevivência do novo coronavírus em cada material, de acordo com este estudo.

Sobrevida do coronavírus em cinco superfícies e materiais: 
Aço inoxidável: 72 horas (3 dias)
Plástico: 72 horas (3 dias)
Papelão: 24 horas (1 dia)
Cobre: 4 horas

Importante para os profissionais de Segurança é que estabeleça medidas preventivas para os locais onde os colaboradores mais utilizam e os mesmos, por sua natureza, retirem a máscara de proteção, como exemplo os refeitórios pois, mesmo mantendo o distanciamento os materiais e utensílios utilizados podem estar contaminados, é sabido que 44% da transmissão ocorre por pessoas assintomáticas ou pré-assintomáticas, é importante lembrar que a carga viral nos primeiros dias de infecção é alta, dessa forma favorecendo a disseminação da doença em mais trabalhadores.

 


É importante relacionar os dados apresentados com a transmissão ambiental da COVID-19. As superfícies são sabidamente um meio potencial de transmissão, logo é importante lembrar da frequente higienização das superfícies com desinfetantes em geral: álcool em gel 70%, água sanitária, sabão. 

Outra forma comum de transmissão bem ativa e que depende do convencimento e a conscientização que os profissionais de Segurança e Saúde das empresas devem insistir, é a utilização de máscara de proteção, não só no interior da empresa ou de torna-se um pouco mais fácil de controlar, porém a utilização nos locais externos pois, a pesquisa do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton simulou pessoa tossindo ou espirrando usando um nebulizador, e descobriu que o vírus se tornou uma espécie de poeira – suas partículas ficam suspensas no ar  tornando-o detectável por quase três horas, dessa forma pode ficar ativo em ambientes quando aerolizado de : 40 minutos a 3 horas.

 


Roberval Villa Flôr, Administrador de Empresas, Técnico em Segurança do Trabalho, Gestor de SST – Segurança e Saúde do Trabalho,  atua na prestação de Mentoria de SST – Segurança e Saúde do Trabalho, Consultoria de SST, Assessoria de SST, Auditoria de SST, Auditoria de Empresas Contratadas em SST, membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes. Possui portfólio visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SST. Contatos: robervalvf@gmail.com; roberval.consultor@yahoo.com.br.

 Referências:

COEPE-Rede Nacional de Mobilização Social.

Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton.

DOREMALEN, N. et al. Aerosol and surface stability of SARS-CoV-2 as compared with SARS-CoV-1. The New England Journal of Medicine, 2020.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Carta à sociedade gaúcha sobre os Testes de Diagnóstico para Detectar o Coronavírus “COVID-19”. 2020. Disponível em: <https://www.inova.rs.gov.br/upload/arquivos/202003/31193933-comite-cientificotestes-312marco2020.pdf>.

MINISTÉRIO DA SAÚDE: UNA-SUS. A importância da carga viral e da dose infecciosa do novo coronavírus na transmissão da COVID-19, 28 de mai de 2020.

Neoprospecta - https://blog.neoprospecta.com/carga-viral-transmissao-covid19/.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.