PREVENÇÃO ÀS DROGAS – DDS.

 

Se o seu amigo usa drogas e você não fala nada, que droga de amigo é você?

Se você optou por não usar drogas, sorte sua. Mas se algum amigo seu tomou a decisão errada. A sorte dele pode depender de outras pessoas. Inclusive de você.

Muitos jovens veem seus melhores amigos indo em direção a um beco sem saída e não fazem nada para ajudá-los.

Na maioria das vezes esta passividade tem explicação: medo de ser careta.

Careta mesmo é rotular as pessoas. Escolher não usar drogas significa que você tem autoestima, segurança e gosta de viver.

É óbvio que não existe nada de errado em querer ajudar alguém de que você gosta. Raramente o drogado   tem   dificuldades   de   enxergar   com  clareza  o tamanho   da   encrenca   que   se   meteu e, dependendo da droga, o processo de desintoxicação pode ser muito doloroso.

O tratamento é longo, caro e sempre existe o risco de uma recaída depois da recuperação.

A falta de informação também   é   um   dos   motivos   que   levam   as pessoas a   experimentar   drogas.

  quem   sabe a extensão   dos   prejuízos   que   cada   tipo   de   drama   provoca   no   organismo   pode   pesar   as consequências e decidir se vale a pena ou não correr este risco.

Cocaína e Crack: Provocam a sensação de poder, euforia, perda da fome, do sono e do cansaço.

Em doses   elevadas, causam   aumento   de   temperatura, convulsões   e aumento dos batimentos cardíacos, podendo resultar em paradas cardiorrespiratórias, e colapso do sistema nervoso central.

O Crack provoca lesões cerebrais irreversíveis. É também uma das drogas de maior poder viciante, levando apenas 15 segundos para chegar ao cérebro e 15 minutos depois o usuário já sente a necessidade de inalar novamente a fumaça para fugir da crise de abstinência, desgaste físico, prostração e depressão profunda.

Ácido (LSD): Causa alucinações, distorções perceptivas, fusão dos sentidos (o som parece adquirir forma). As reações dependem da personalidade e da sensibilidade de cada um.

Em alguns casos podem ocorrer as “más viagens”: ansiedade, pânico, mania de perseguição, sensação de deformação do próprio corpo e de morte iminente. Pode causar delírios, convulsões, dependência psicológica e morte.

Maconha: Sensação   de   calma   e   relaxamento, vontade   de   rir. Produz   dependência   psicológica.  O   uso prolongado pode afetar os pulmões, a memória e temporariamente a libido e a produção de óvulos e espermatozoides. Diminui a capacidade de concentração.

Fumar   na   adolescência, acarreta      performance   na   escola   e   diminui as   possibilidades profissionais na vida.

“O   uso   de   drogas   lícitas (álcool, fumo) e   ilícitas   no   ambiente de trabalho   pode acarretar   em   acidentes   pessoais   das   mais   variadas formas, podendo   ter consequências graves a todas as pessoas envolvidas no processa produtivo. ”

Pense nisso antes de consumir drogas, porque droga no trabalho e na vida pessoal não combinam.

 

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.