Ataques oportunistas aumentam quando usuário acessa menos a internet. – Utilidade pública.
Chegamos ao período das férias escolares, dessa forma, alertamos a todos que ficar muito longe do computador nesse período, pode fazer você cair em armadilha ao acessar a conta de e-mail principalmente ao retornarem das merecidas férias.
O longo período de ausência da Internet atrai pessoas mal intencionadas e quadrilhas especializadas em roubar dados financeiros.
Essa época e também período da restituição do Imposto de Renda que é outro atrativo usado pelos golpistas. Por isso, vale lembrar que a Receita Federal não envia e-mails para esclarecer dúvidas e também não fornece link para o contribuinte baixar o formulário e os bancos não enviam mensagens sobre recadastramento ou assuntos associados a correntistas.
Evite Links desconhecidos:
Com a caixa de entrada do seu e-mail muito cheia, é difícil estar atento às inúmeras pegadinhas.
Mas algumas dicas podem evitar surpresas desagradáveis para você.
Jamais clique em links desconhecidos, porque em geral, levam o usuário para outro site que instala códigos maliciosos para roubar informações pessoais.
Erro de português é muito comum nesse tipo de golpe/armadilha. “Ao passar o mouse em cima do link, a barra de status (rodapé do navegador) vai revelar, na maioria dos casos, um endereço com terminação Exe.”, o que significa que algo não identificado poderá ser instalado e infectar seu computado/micro.
Existem vários bons Programas gratuitos que protegem contra vírus e ataques indesejáveis, procure sites especializados e confiáveis para baixar gratuitamente programas para aumentar a segurança do computador/micro.
Fraudadores se aproveitam da curiosidade dos internautas para chamar a atenção e induzir ao erro.
Roubo de dados e senhas são golpes comuns nessa época de férias escolares onde as pessoas estão quase sempre preocupadas em curtir as férias.
Todo cuidado é pouco!
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.