Você sabe qual deve ser a melhor qualificação para um profissional em segurança do trabalho?


A Segurança do Trabalho é uma área fundamental dentro de qualquer organização, mas do que apenas obedecerem às normas, é a guardiã do patrimônio e da integridade física e mental dos trabalhadores.

Mas afinal, qual é a melhor qualificação que esse profissional de segurança precisa ter para exercer sua função com excelência?

Neste blog, vamos apresentar, de forma clara e direta, as principais qualificações necessárias que fazem a diferença no dia a dia na profissão dos Técnicos em Segurança do trabalho.

Formação Técnica de Qualidade:

Tudo começa com uma boa base. O curso Técnico em Segurança do Trabalho é a porta de entrada para a profissão, e ele precisa ser levado a sério.

Durante a formação, o aluno deve procurar dominar: As Normas Regulamentadoras (NRs); prevenção de acidentes e doenças ocupacionais; prevenção e combate a incêndios; análise de riscos; uso correto de EPIs e EPCs e  noções de primeiros socorros.

Nossa dica: Um bom profissional Técnico em segurança deve não apenas conhecer as normas precisa saber aplicá-las com responsabilidade e critérios conforme o caso. É primordial que tenha comunicação clara e eficiente.

A capacidade de se antecipar aos riscos, saber como conte-los e se comunicar bem é um diferencial para o profissional técnico que precisa saber ministrar treinamentos, transmitir orientações com clareza, registrar informações, cumprir ordens, normas e, muitas das vezes, mediar conflitos, dentre outros, portanto podemos nos considerar ser profissional multidisciplinar.

E quias são as principais habilidades básicas que devemos possuir:

Se inteirar de todos os assuntos possíveis, entender os processos operacionais da empresa para qual vai trabalhar; Falar de forma objetiva; ser proativo; saber escutar com atenção; manter postura responsável para receber respeito dos demais colaboradores; escrever relatórios e laudos técnicos; saber dialogar com todos os níveis hierárquicos da empresa.

A segurança só é eficaz quando a informação é bem compreendida por todos os colaboradores, independente da função:

Atualização deve ser constante porque nossa área é dinâmica, as legislações mudam, as tecnologias evoluem e novas práticas surgem por isso, o profissional Técnico precisa estar em permanente atualização.

Mas como é estar atualizado:

É participar de cursos de reciclagem; acompanhar as mudanças nas NRs; ler artigos, blogs e publicações especializadas; participar de eventos e seminários da área.

Aqui vai mais uma dica: para o Técnico em Segurança, a atualização constante é necessária para a própria evolução profissional, porque quem não se atualiza, fica para trás.

É primordial que obtenha conhecimento dos processos da empresa a qual trabalha e também das seguintes disciplinas:

Biossegurança; emergências Químicas; treinamentos para trabalho em altura e espaço confinado; conhecimento da legislação da CiPA e seus processos.

Ética e Postura Profissional:

Nem sempre é fácil tomar decisões na área da prevenção, principalmente quando há pressões por parte da produção ou da gestão dessa forma o profissional sério e etico deve proceder de maneira abaixo descrito.

Ser firme ao defender o patrimônio a vida e a integridade física dos trabalhadores; possuir habilidades mínimas de Liderança e se portar como tal. agir firme, mas com respeito e autoridade técnica; não aceitar práticas inseguras ou "gambiarras" na área de trabalho; fazer cumprir  as normas regulamentadoras do MTE, padrões e/ou procedimentos internos se houver; coragem para dizer “não” quando for necessário ou quando a ocasião exigir porque liderar é inspirar respeito.

Mesmo não tendo o cargo de chefia, o técnico precisa saber liderar equipe:

Ministrar treinamentos; fazer palestra e presidir reuniões, etc.; elaborar e aplicar constantemente ações de conscientização entre os colaboradores; manter constante dialoga com colaboradores, membros da Cipa, encarregados e supervisores; procurar apresentar projetos de melhoria contínua para a área operacional; manter postura de liderança ajuda o profissional a conquistar respeito e influência dentro da empresa, porque liderar é inspirar respeito.

Possuir domínio básico de Informática, hoje, é essencial que o profissional saiba usar ferramentas básicas como:

Word e Excel (para relatórios, listas, análises) powerpoint (para apresentações e treinamentos);

O ideal é que possua no mínimo noções básicas de IA que ajuda muito na elaboração de relatórios e acompanhamento de dados estatísticos dentre outros:

A melhor qualificação de um profissional em Segurança do Trabalho não está em apenas um curso ou certificado, mas sim no conjunto de habilidades técnicas, humanas e comportamentais que ele possa desenvolve.

Resumindo, o bom profissional precisa:

Ter uma formação técnica sólida; saber se comunicar com clareza; estar sempre atualizado e saber impor o que preconiza a legislação pertinente; agir com ética e responsabilidade; deve se portar como um líder positivo e que saiba usar a tecnologia a seu favor.

Após essas dicas e uma boa qualificação profissional, desejo a todos muito boa sorte.


Marcio Santiago Vaitsman




Comentários

Postagens mais visitadas

Nossa homenagem ao dia dos Pais.

Dicas para entrevista de emprego.

Prevenção nas Indústrias Brasileiras e demais Setores