Você sabe qual é geralmente a maior causa de acidentes em empresas que manuseiam explosivos?





A segurança do trabalho é um tema fundamental em qualquer segmento produtivo. No entanto, quando se trata de empresas que lidam diretamente com explosivos, a preocupação deve ser ainda maior, já que um único erro pode gerar consequências catastróficas.

Diferente de outras áreas de trabalho, que também pode gerar danos ao patrimônio, mas no caso de indústria de explosivos, os danos pessoas materiais são geralmente coletivos e imprevisíveis. Porque, conforme pericia realizada, a maior causa de acidentes na indústria de explosivos, está relacionada na manipulação incorreta e ao armazenamento inadequado dessas substâncias ou misturas que por reação química ou mecânica, são capazes de produzir gás a altas temperaturas e pressões explosivas.

Para melhor compreensão, podemos citar alguns tipos de explosivos:

Pólvora de munições em cartuchos, fogos de artifício/pirotecnia, sinalizadores, espoletas/detonadores, espoletas, espoletas, cargas explosivas (detonação tipo dinamite para demolição, etc.), cordão detonante, ignitores, foguetes, trinitrotolueno (TNT).

A eletricidade estática, um simples atrito ou até mesmo falhas de ventilação podem ser suficientes para iniciar uma reação em cadeia.

Quando isso acontece, não apenas os trabalhadores são atingidos, mas toda a estrutura da empresa e até comunidades vizinhas ficam em risco.

Vamos fazer uma simples comparação com outros setores industriais para que possamos compreender melhor a gravidade desses cenários, é importante saber diferenciar:

Transporte Rodoviário de Carga: Colisões, quedas de objetos transportados e acidentes relacionados à má operação dos veículos e das condições das estradas.

Construção civil: a maior incidência de acidentes vem de quedas em altura.

Indústria metalúrgica: cortes, prensagens e queimaduras são predominantes.

Escritórios: doenças ocupacionais, como LER/DORT, são os principais registros.

Nas empresas de explosivos, o risco vai além do individual, qualquer falha pode resultar em explosões de grandes proporções, sem possibilidade de correção no momento do acidente.

A Prevenção é a única saída é o ponto central para evitar tragédias nesse setor e isso inclui:

Treinamento constante e especializado para os trabalhadores, não permitir qualquer tipos de chama ou centelhas, proibição de fumo controle rigoroso de temperatura, umidade e ventilação em toda área da empresa, principalmente no interior de galpões, depósitos e paios.

Proibição e monitoramento de qualquer fonte de ignição ou geração de eletricidade estática em todo o perímetro da empresa;

Planos de emergência e evacuação atuante, bem definido e treinamento constante.

Conclusão:

Lembre-se que em empresas que lidam com explosivos, não existe margem para falhas.

O manuseio, armazenamento e transportes inadequados representam as principais causas de acidentes, diferenciando esse setor de todos os demais já acima mencionados.

Garantir a segurança significa preservar vidas, proteger comunidades e evitar que pequenos erros se transformem em tragédias irreparáveis.

Marcio Santiago Vaitsman



Comentários

Postagens mais visitadas

Nossa homenagem ao dia dos Pais.

Dicas para entrevista de emprego.

Prevenção nas Indústrias Brasileiras e demais Setores