DDS - IGNIÇÃO ESPONTÂNEA.



Você já viu um pintor ou mesmo mecânico recolher trapos ensopados com óleo de linhaça e óleo lubrificante ao término do trabalho? Se já viu, você viu na verdade uma demonstração de prevenção de incêndio no trabalho, essa é a maneira correta de se trabalhar com materiais combustíveis, recolher o material usado (pano, estopa) e coloca-lo em recipiente seguro com tampa.

Recipientes com tampa para coletar trapos com óleo, tinta etc., devem ser colocadas nos lugares onde eles são usados. Estas medidas de precaução são geralmente tomadas no trabalho, mas, dificilmente se faz em nossa casa.

Por que esses pedaços de pano ou trapos representam risco de incêndio?

Porque calor, fósforo ou guimba de cigarro aceso poderia ser jogado sobre os trapos  ou estopa impreguinados causando um incêndio. Esta é realmente uma das razões de grandes incêndios ocorridos com perda de patrimônio e principalmente vidas.

E a auto ignição:

Sob certas condições, estes e outros materiais podem pegar fogo sem a presença de uma chama.

A ignição espontânea é um fenômeno químico, no qual há uma lenta geração de calor causado pela ferrugem ou decomposição de materiais a partir da oxidação de materiais combustíveis.

Devemos lembrar-nos do triangulo do fogo:

Combustível, calor e oxigênio, são elementes que alimentam o fogo, quando a oxidação é acelerada o suficiente, o calor gerado atinge a temperatura de ignição do material, dessa forma, haverá fogo sem o auxílio de uma chama externa.

Alguns materiais desprendem mais gases e vapores e entram em ignição mais rapidamente do que outros, sob a mesma aplicação de calor, o papel incendeia mais rápido que a madeira; a madeira mais rápido que o carvão; o carvão mais rápido que o aço e assim por diante. Quanto mais fina for à partícula de um combustível mais rapidamente ele queimará.

Voltemos aos trapos sujo de óleo ou graxa:

Os peritos em incêndio já provaram que muitos dos incêndios industriais e alguns domésticos, foram causados quando trapos sujos de óleo jogados no lixo comum, no chão ou por de traz de armários e bancadas começam a oxidar causando ignição espontânea.

Concluindo:

Trapos usados empreguinados com óleo ou graxa devem ser armazenados ou descartados de maneira adequada para evitar a ignição espontânea e, consequentemente, incêndios.

Não podemos esquecer que a  autocombustão ocorre quando o calor gerado pela oxidação do óleo preso no tecido não consegue se dissipar, fazendo a temperatura subir até o ponto de inflamação.

Pense nisso!!

Márcio Santiago Vaitsman



Comentários

Postagens mais visitadas

Dicas para entrevista de emprego.

Simulando um DDS sobre a Importância da prevenção e combate à pedofilia no ambiente Laboral.