Proteção contra leptospirose redobrada no período de chuva - DDS.

Uma das consequências do contato direto com a água, esgoto e lama, é a contaminação pela bactéria, com as fortes chuvas, começou o período de alagamentos nas diversas regiões do pais.

Uma das consequências do contato direto com a água da chuva, misturada ao esgoto e à lama, é a contaminação pela Leptospira, bactéria causadora da leptospirose. A doença é transmitida através da urina de roedores, principalmente ratos, que costuma se misturar à água da chuva nessa época do ano.

Apesar de ser mais comum em locais com lixo e lama por onde os animais podem ter circulado, qualquer pessoa que tiver contato com locais alagados está vulnerável à contaminação, essa bactéria pode permanecer no local por um período de até seis meses.

Como o contato com a água suja é muitas vezes inevitável, é importante se proteger corretamente. "O ideal é sapato fechado, de borracha, que impeça o contato com a água e a lama". Tênis de lona, tecido, couro, ou qualquer outro material permeável, não protegem os pés da água e não surtem efeito contra a leptospirose.

É caso apareça os primeiros sintomas da doença, é importante que a pessoa procure imediatamente por atendimento médico. "É nesse período que o uso do antibiótico pode curar e evitar uma evolução mais grave".

Os primeiros sintomas costumam ser febre, dores de cabeça e muscular, principalmente na panturrilha. Eles aparecem entre sete e dez dias após a exposição à bactéria, mas nas formas mais graves esse período pode ser antecipado para quatro dias.

Caso haja uma evolução no quadro, o paciente pode ter problemas no fígado e apresentar pele amarelada, dificuldade para urinar e vômito frequente.

O diagnóstico definitivo é feito apenas através de dois exames de sangue, que só são válidos entre cerca de 14 dias após a infecção. Por ser tardio, o diagnóstico clínico, feito por um médico através da avaliação do quadro geral do paciente, é fundamental que o início do tratamento seja o mais rápido possível.



“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.